PRECISO PFV
Com base na leitura dos textos e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo- argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "O desafio dos cidadãos em situação de rua na sociedade brasileira contemporânea". Não se esqueça de manter a impessoalidade e de colocar um título instigante ao seu texto. Sua redação deve ter aproximadamente 25 linhas.
Soluções para a tarefa
As consequências do capitalismo
Segundo Vitor Caruso, um economista brasileiro 'Máximo divisor comum é a miséria'. Essa situação remete uma coisa em comum à um problema social que o Brasil vem tendo ao longo dos anos que é a situação de pessoas que vivem nas ruas, muitas vivem em situações críticas sem objetos de higiene pessoal ,mais vulneráveis à violência e à doenças.
Muitos moradores de rua enfrentam desafios dentro da sociedade, a maioria não tem oportunidade de emprego e são vistos como "usuários de drogas" , muitos dos lugares que esses cidadãos frequentavam para dormir são colocados obstáculos do próprio governo para dificultar que "sem tetos" fiquem neles. O principal motivo dos moradores de rua ficarem nas ruas é o sistema econômico brasileiro, segundo Eduardo Marinho, filósofo brasileiro 'Não há competição onde há desigualdade de condições. Há covardia'. À uma clara crítica ao capitalismo cujo é um sistema desigual.
Além de estarem propícios à vícios em drogas e doenças, muitas pessoas em situação de rua possuem filhos causando uma certa complicação, além de que são mais de uma pessoa para sustentar sem casa, uma grande parte de sem tetos são desempregados e viviam de aluguel. É papel governamental suprir as necessidades de qualquer um que esteja desabrigado, com abrigos, restaurantes populares e oportunidades de empregos para quem precisa, invés de expulsar desabrigados de locais que eles frequentam
vê se tá bom ae