preciso para agora “Na chegada ao Rio de Janeiro, a Corte Portuguesa foi recebida com uma grande festa: o povo aglomerou-se no porto e nas principais ruas para acompanhar a Família Real em procissão até a Catedral onde, após uma missa em ação de graças, o rei concedeu o primeiro "beija-mão". A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro provocou uma grande transformação na cidade. D. João teve que organizar a estrutura administrativa do governo. Nomeou ministros de Estado, colocou em funcionamento diversas secretarias públicas, instalou tribunais de justiça e criou o Banco do Brasil (1808). Era preciso acomodar os novos habitantes e tornar a cidade digna de ser a nova sede do Império português. O vice-rei do Brasil, D. Marcos de Noronha e Brito, cedeu sua residência, O Palácio dos Governadores, no Lago do Paço, que passou a ser chamado Paço Real, para o rei e sua família ,e exigiu que os moradores das melhores casas da cidade fizessem o mesmo. Duas mil residências foram requisitadas, pregando-se nas portas o "P.R.", que significava "Príncipe Regente", mas que o povo logo traduziu como "Ponha-se na Rua". Prédios públicos, quartéis, igrejas e conventos também foram ocupados. A cidade passou por uma reforma geral: limpeza de ruas, pinturas nas fachadas dos prédios e apreensão de animais”. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2015.
a.
Analise as principais transformações provocadas pela chegada da corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro, mencionado como elas contribuíram para a independência do Brasil
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Com a vinda da Família Real portuguesa, o Brasil adquiriu uma estrutura administrativa e econômica sem precedentes, com a implantação de indústrias, até então proibidas na colônia, e a criação de um aparato estatal próprio.
Explicação: Espero ter ajudado!!!
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás