História, perguntado por Leonardo102henrique, 1 ano atrás

Preciso muito da resposta pfv
1) Quais os motivos que levaram os franceses a fazer a Revolução?
2) Qual é o significado da queda da Bastilha para a Revolução?
3) Quem foi oblider da revolução durante o período de Terror? A qual partido representava?
4) Caracterize os grupos políticos durante a Revolução Francesa.
5) Explique o que é Sufrágio Universal.
6) Oque é a Declaração de Direito do Homem e do Cidadão? Explique.
7) Em quantas fases os historiadores dividem a Revolução Francesa?
8) Diferencie Revolução Francesa.

Soluções para a tarefa

Respondido por geovannaggamesbr
3

1)Causas da Revolução Francesa: - Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero; - Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos.

2)A Bastilha foi uma fortaleza em Paris, utilizada como uma prisão estatal francesa nos séculos XVII e XVIII. ... A celebração da queda da Bastilha foi dada como símbolo da Revolução Francesa e, como consequência, o fim do regime absolutista. A Queda da Bastilha ocorreu no dia 14 de julho de 1789

3)a Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um período compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que foi um precursor da ideia de um Terrorismo de Estado nos séculos posteriores)[1]. Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários, (entre 17.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas.) O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794. O número oficial de execuções foi de 16.594, na qual 2639 ocorreram apenas em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior devido à mortes na prisão.

O que inicialmente era uma perseguição velada aos girondinos tornou-se uma perseguição geral a todos os "inimigos" da Revolução, inclusive alguns elementos jacobinos ou que sempre haviam apoiado a mesma, como Danton.[2] O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.

Após a instituição da Convenção, o governo, precisando do apoio das massas populares (os sans-culottes) promulgou diversas leis de assistência e garantia dos direitos humanos estabelecidos pela revolução (liberdade, igualdade, fraternidade). Houve certa resistência contra essas leis, que se somava à pressão externa contra a França.

O Terror terminou com o golpe de Termidor (27/28 de julho de 1794), que desalojou Robespierre do cargo de presidente do Comitê de Salvação Pública e no dia seguinte, Robespierre e Saint-Just e mais de uma centena de jacobinos foram executados na guilhotina. Até o final de dezembro de 1794, foram mortos 65.502 pessoas pelo governo jacobino.

Após o fim do período do terror, a revolução francesa assumiu definitivamente um caráter burguês, com o poder nas mãos do diretório (alta Burguesia).

4)Girondinos, Jacobinos e Republicanos:


- Os Girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.


- Os Jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.


- Os Repúblicanos, liderados por Robespierre, eram radicais e defendiam profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

5)O sufrágio universal, em oposição ao sufrágio restrito, consiste na extensão do sufrágio, ou o direito de voto, a todos os indivíduos considerados intelectualmente maduros (em geral os adultos). No Brasil, os adolescentes acima de 16 anos têm direito ao voto, sem distinção de etnia, sexo, crença ou classe social.

6)A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (em francês: Déclaration des Droits de ... Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene. Art. 6.º A lei é a expressão de opinião

Criado‎: ‎1789

7)Primeira fase (1789 - 1792)  

Implantação da Monarquia Moderada  

Segunda fase (1792 - 1794)  

Governo Radical Republicano  

Terceira fase (1794 - 1799)  


Governo Conservador Republicano

8)Só não sei essa \_('-')_/

Perguntas interessantes