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1 Leitura e interpretação de texto
O texto abaixo é de autoria do historiador e ensaísta búlgaro Tzvetan Todorov e faz parte de um livro dedicado à análise do pensamento iluminista. Depois de tê-lo lido, responda às questões propostas adiante.
A autonomia sozinha não basta para descrever a maneira como as Luzes concebem o ideal da conduta humana. É melhor ser dirigido por sua própria vontade do que por uma regra vinda de fora, decerto, mas para ir aonde? Nem todas as vontades e ações são equivalentes. Ora, não se pode mais apelarão céu para decidir quais são as boas e quais são as más, é preciso ater-se às realidades terrestres. Da finalidade longínqua - Deus - deve-se passar a uma finalidade bem mais próxima. Esta, proclama o pensamento das Luzes, é a própria humanidade. É bom o que serve para aumentar o bem-estar dos homens.
Tal afirmação representa uma flexibilização da doutrina cristã mais do que sua rejeição. Esta colocou de fato a equivalência dos dois amores, a Deus e ao próximo. São Paulo proclama diversas vezes que "aquele que ama o próximo cumpriu a Lei". Simplesmente, os pensadores das Luzes declaram se satisfazer com um só termo dessa equação. "Basta que os homens se apeguem ao amor cristão; pouco importa o que aconteça a religião cristã" - escreveu Lessing em 1777: o quadro doutrinal e institucional é afastado, não o conteúdo que ele valorizava. É o mesmo espírito deísta que Franklin ilustra dez anos mais tarde, afirmando: "0 culto mais agradável a Deus é fazer o bem aos homens". 0 amor pelos seres humanos não tem necessidade de uma justificativa divina [...].
Daí o ser humano se tornar o horizonte de nossa atividade, o ponto focal para o qual tudo converge. Quando Diderot se interroga sobre o princípio que unifica seu projeto enciclopédico, ele só vê um: o homem. E assim épara o universo que essa Enciclopédia tenta apreendere representar. "Porque não introduzimos o homem em nossa obra como ele está colocado no universo? Por que não faríamos dele um centro comum?" Éao mesmo tempo um direito e um dever: o homem se torna o centro da obra porque ele é o centro do mundo - ou melhor, é o que lhe dá sentido. [...]
Uma palavra designa o bem-estar humano nesta Terra: é a felicidade. Sua busca se torna legítima e substitui a salvação. [...] Os quadros dos pintores representam os encantos da vida campestre, as diversões da vida privada, a felicidade citadina, a felicidade doméstica, os prazeres e as alegrias dos homens. Onde é preciso procuraras chaves da felicidade? A maioria dos filósofos e escritores não se contenta em encorajar as reformas sociais, mas valoriza as experiências individuais. E entre estas, o primeiro lugar é ocupado pelas afeições que ligam cada um aos seres que o cercam. [...]
Por volta do fim do século XVIII, pretende-se erguer a felicidade como finalidade, não apenas da existência individual, mas também do governo do Estado. A "busca da felicidade" figurará nos Estados Unidos da Declaração da' Independência; na França, Lavoisier, ao mesmo tempo químico notável e homem político, escreveu uma tese em 1787: "A verdadeira finalidade de um governo deve ser aumentar a soma dos prazeres, a soma da felicidade e do bem-estar de todos os indivíduos." [...] A Revolução, da qual será vítima Lavoisier, mostrará que é pouco recomendável deixar a totalidade de uma existência humana aos cuidados do governo. Resta, no entanto, o princípio segundo o qual as instituições sociais de um país devem estar a serviço dos homens e das mulheres que nelas vivem.
TODOROV, Tzvetan. 0 espírito das Luzes. São Paulo: Barcarolla, 2008. p. 103-107.
a) De acordo com Todorov, o pensamento iluminista representou uma ruptura com o cristianismo? Explique.
b) O romantismo nasceu no final do século XVIII na Alemanha, Inglaterra e Itália, tendo se espalhado rapidamente pela Europa. Especialmente forte na França, valorizava os sentimentos e a emoção, a liberdade criativa, a história e o ideal de nação. Considerando o texto acima, explique que relação o surgimento do romantismo pode ter tido com a difusão do iluminismo.
c) Em sua opinião, de que maneira o Estado pode se tornar promotor da felicidade humana? Desenvolva argumentos para sustentar seu ponto de vista.
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a) As ideias Iluministas não, necessariamente, romperam com a religião, mas proporão um modo de viver racional.
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