Preciso muito da ajuda de vocês
1:Apresentar um conto com uma boa mensagem
2: Explicar o porque que ele é um conto
3: Falar as caracteristicas do conto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Peguei no site toda matéria.
Explicação:
2. A bela adormecida (1634)
O primeiro registro escrito do conto é de autoria de Giambattista Basile e foi publicado em 1634. A obra foi adaptada por Charles Perrault (em 1697), e depois pelos irmãos Grimm (em 1812).
A versão do conto que se popularizou foi a dos irmãos Grimm. A adaptação conta a história de uma princesa que, quando bebê, é amaldiçoada.
De acordo com o feitiço, aos 16 anos a jovem furaria seu dedo, cairia em um sono profundo e só despertaria com um beijo de amor.
O feitiço se desfez assim que a princesa foi beijada por um príncipe.
Resposta:Exemplo:
O príncipe morreu, e a princesa, de tristeza, foi viver sozinha numa velha cidade longe do castelo.
Perceba a ocorrência de uma sequência temporal e a ênfase que se dá à sequência de acontecimentos, dando ao leitor a percepção de como a princesa sentiu-se diante da morte do príncipe. Dessa forma, o leitor fica na expectativa do que virá adiante na narrativa. Essa construção — que conduz o leitor à imaginação e ao estabelecimento de novos sentidos no texto — constitui enredo.
O conto é composto basicamente por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Veja:
Situação inicial: evidencia a situação que dará início à narrativa, apresentando os personagens, o tempo e o espaço descrevendo-os. Trata-se de um trecho essencial para localizar e captar a atenção do leitor. Na introdução também se apresenta a situação inicial, que será desenvolvida ao longo do texto por meio do conflito, clímax e desfecho. Esses termos serão explicados mais adiante.
Desenvolvimento: é nesse momento que surge a quebra do aspecto predominantemente descritivo e o conflito começa a ser percebido pelo leitor. Esse conflito resultará no clímax, o momento de maior tensão da narrativa.
Situação final: é o momento de desfecho do conto, quando o conflito é resolvido, resultando na quebra ou confirmação de uma expectativa. Nesse trecho, o conflito passou e os personagens são inseridos em uma nova situação.
Após evidenciar a estrutura básica do conto, é preciso considerar os elementos fundamentais que dão a ele boa estruturação da narrativa. Veja:
Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa.
Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito. Trata-se também de uma técnica muito utilizada para despertar a curiosidade do leitor.
Desfecho: trata-se da situação final, ou seja, a solução do conflito.
Veja também: Sagarana – livro de contos regionalistas de João Guimarães Rosa