Português, perguntado por gabriel5463, 10 meses atrás

preciso fazer uma redação sobre fake news, é pra amanhã, alguém tem aí?


ZeusZinho: pode ser colada do meu carderno?

Soluções para a tarefa

Respondido por chavesben10
4

Embora estejamos no século em que as redes sociais são um dos principais veículos de informação, nem tudo que por ali circula é verdadeiro. Isso acarreta o problema da disseminação em massa de notícias falsas que, muitas vezes, prejudicam a cobertura profissional da imprensa.

No século XXI, o uso e impacto das notícias falsas se tornou amplo, assim como o uso do termo. As mídias sociais transmitem informação e são usadas como formadoras de opinião e até mesmo como ferramenta de trabalho de jornalistas, porém, não é incomum receber notícias falsas via redes sociais diariamente. Nem todos filtram o conteúdo que recebem, na maioria das vezes nem mesmo interpretam a notícia ou leem até o final, compartilhando informações falsas e criando, assim, uma enorme rede de mentiras na internet.

A relevância de notícias falsas aumentou em uma realidade política "pós-verdade". Essas notícias, quando não patrocinadas por motivos políticos, são financiadas pela "industria de cliques", criada pelas grandes plataformas de propaganda digital. Elas são geralmente apelativas emocionalmente, ou reforçam algum ideal politico ajudando a reforçar crenças e por isso são amplamente compartilhadas e comentadas antes mesmo que os usuários chequem as fontes das notícias. Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon afirma que o comportamento do homem é contagioso. Podemos ver esse conceito sendo perfeitamente aplicado na distribuição deliberada de conteúdos falsos e boatos pela internet, sem levar em conta e veracidade dos fatos publicados. Esse comportamento, conforme permanece a ser reproduzido, torna-se enraizado e frequente.

Logo, se faz necessária a criação de ações que auxiliem a população a identificar notícias falsas, pois elas só ganham visibilidade e destaque quando compartilhadas por um grande número de pessoas. O Estado deve criar um comitê para checar informações falsas veiculadas na internet, informando a empresa responsável pela hospedagem do site, e bloqueando a fonte de renda dos mesmos. A sociedade deve colaborar capacitando os cidadãos, através de oficinas e cursos gratuitos, a identificar e filtrar conteúdos falsos na web. Cabe as mídias sociais auxiliarem seus usuários, conscientizando quanto ao compartilhamento de boatos e mentiras na rede, denunciando essas notícias falsas como spam e punindo os autores com o bloqueio de suas contas nas respectivas redes sociais, para, assim, suster o fluxo de notícias falsas na internet, visando o bem-estar da sociedade como um todo.


Espero ter ajudado!

Respondido por ZeusZinho
1

HomeRedação EnemFake News e seus impactos na sociedade brasileira

FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O tema Fake News é um dos possíveis assuntos que podem ser abordados na prova redação do Enem deste ano. Confira!

 

Com o advento e evolução da comunicação via internet, a circulação de notícias aumentou bastante. No entanto, nem sempre essas informações são verdadeiras, já que não  há fiscalização e, quando há, ela é falha.

O nome que se dá às notícias falsas veiculadas na internet é Fake News. Devido à sua grande abrangência e ao crescente número de casos atualmente, o tema se tornou um candidato em potencial para a redação do Enem.

Por isso, trouxemos essa temática para ajudá-lo a adquirir conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, você poderá argumentar e propor intervenções para o problema, construindo uma boa redação. Confira!

ENTENDA POR QUE AS FAKE NEWS SÃO TÃO PERIGOSAS

Fake news são notícias e informações falsas  — ou modificadas — veiculadas na internet com o propósito de manipular pessoas e eventos. Elas também estão ligadas ao sensacionalismo, que visa chamar a atenção e obter “likes” para gerar lucro.

Segundo pesquisa do Instituto Reuters para o estudo do Jornalismo, as redes sociais são a maior fonte de notícias para os brasileiros. E isso só aumenta, já que o percentual de pessoas que usam as redes sociais como fonte de notícias foi de 47% em 2013 para 72% em 2016.

Isso mostra que a repercussão de uma notícia falsa pode atingir inúmeras pessoas em poucos minutos e acarretar prejuízos morais e até mesmo financeiros.

Algumas pessoas acreditam que as Fake News prejudicam apenas pessoas públicas, mas isso não é uma regra.É o caso de uma mulher em São Paulo que foi espancada até a morte depois acusada de sequestrar e matar crianças para fazer magia negra. Os boatos associavam seu nome e imagem ao crime e só após sua morte a verdade apareceu.

Outra situação envolvendo Fake News foi a da vereadora Marielle Franco, que teve seu nome vinculado a mentiras com o intuito de desqualificar sua imagem. Uma das notícias foi a de que ela seria casada com um traficante e eleita por uma das maiores facções criminosas do país, o Comando Vermelho. Contudo, tais informações eram inverídicas!

Perguntas interessantes