História, perguntado por thaiisdias, 1 ano atrás

preciso fazer uma materia rescente de noticia sobre um caso de preconceito no brasil.
alguem me ajuda??

Soluções para a tarefa

Respondido por hugogomes102
2

Professora é vítima de preconceito racial em BH: 'Você faz faxina?'

RIO - Luana Toletino, de 33 anos, é professora de História há nove anos e faz Mestrado na área. Na última terça-feira, foi vítima de preconceito racial em Belo Horizonte, Minas Gerais, quando seguia para a escola onde trabalha. Ela foi parada na rua por uma mulher desconhecida, que a perguntou: "Você faz faxina?". Espantada com a abordagem, Luana respondeu: "Não. Faço mestrado. Sou professora". Com a resposta, a mulher, que a historiadora jamais tinha visto, seguiu adiante.

- Primeiro eu tive um impacto, mas infelizmente é algo recorrente. É como se fosse um soco no estômago e você perde o ar, sabe? Mas aí, como a gente passa por um longo processo de afirmação, eu consegui responder. Ela não respondeu mais e ficou impactada pela minha resposta. Ela foi andando pra trás e ficou me olhando e eu segui. A linguagem corporal dela disse muito. Acho que o constrangimento dela impediu que ela dissesse qualquer coisa - falou Luana.

Luana, que já foi faxineira e há nove anos é professora, afirmou não ter ficado ofendida pela pergunta da mulher.

- Eu já fui faxineira e acho uma profissão muito digna. Não fiquei ofendida. Algumas pessoas falaram para mim, "ah, mas só porque ela achou que era faxina?" Não é isso. É um sentimento de "poxa vida, por que ela tem que achar que eu só posso ser faxineira?". É um descontentamento. Por que me abordar e falar isso? O que me dói é as pessoas me lerem dessa forma, por ser negra. Foi muito invasivo - disse.

espero ter ajudado


thaiisdias: e rescente?
Perguntas interessantes