preciso fazer um trabalho me ajudem
os jovens na sociedade brasileira
Soluções para a tarefa
Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.
Após a segunda guerra mundial, o mundo acompanhou uma explosão populacional. Daí surgiu a expressão baby boom (em tradução livre, explosão de crianças). A geração nascida nas décadas de 40 e 50, os baby boomers, foram os hippies, os defensores da paz e do amor, os criadores dos grandes festivais de música. A luta incessante dessa geração por liberdade e pelos ideais que acreditava continua influenciando pessoas até hoje.
Os filhos dos baby boomers, geração nascida nas décadas de 60 e 70, conhecida como geração X, conseguiu ter um poder aquisitivo maior do que a geração de seus pais. Em contraste a geração anterior, valoriza mais a individualidade e é também chamada de geração competitiva. É bastante influenciada por marketing e publicidades.
Finalmente, chegamos a geração de jovens de hoje em dia, a Geração Y. Apesar de não terem nascidos diante a internet como a geração Z, tiveram oportunidade de acompanhar todo o desenvolvimento da mesma, acompanhando o excesso de informação, a super conectividade. Essa facilidade de acesso a qualquer tipo de coisa e pessoa formou uma geração extremamente ansiosa. Não é incomum que Ys comecem a fazer uma coisa e terminem fazendo outra completamente diferente. Não conseguem esperar que o sucesso vá até eles, preferem criar as oportunidades.
Essa geração sequer se comunica da mesma maneira que as gerações antigas. Em função da internet, é comum o uso de uma linguagem mais despojada e mais informal. Símbolos tomam lugar de palavras para expressão de sentimentos. Os Ys não querem ser radicais e idealistas como os boomers, normais comos Xs. Querem ter diferenciais, querem conhecer mais coisas ao mesmo tempo. Um Y pode ser designer, redator, cinéfilo, ir a raves e ouvir música clássica em casa, por exemplo.
Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!
A geração Y no mercado de trabalho
A participação de um Y no mercado e seu comportamento é completamente diferente das gerações anteriores. Para reter talentos, empresas estão modificiando suas culturas e formas de trabalho. Dinâmicos, os Ys não se prendem por planos de carreira rígidos e benefícios básicos. Procuram sempre novos desafios, novas formas de agregar e aplicar conhecimentos.
Também por reflexo do excesso de conhecimento, não lidam bem com hierarquias rígidas. Liderar equipes formadas por profissionais jovens passou a ser mais um exercício de influência do que de simples delegação de tarefas. É mais fácil conseguir extrair o melhor de um colaborador da geração Y quando ele se sente parte, quando ele tem a visão do todo e não apenas das tarefas que são incubidas a ele. Profissionais dessa geração são mais adaptáveis a novas funções mas vem exigindo cada vez mais que seus superiores se adaptem a eles para que se comprometam e se sintam parte da equipe.
O conceito de produtividade do jovem de hoje em dia é diferente. Bater cartão e ter horários, passar o dia inteiro executando tarefas menores não são o que essa geração quer. São profissionais que pensam “fora da caixa”, que são capazes de passar o dia navegando na internet, conversando com outros colaboradores para em duas horas de trabalho conseguir chegar a solução de um problema. São profissionais mais ligados a estratégia do que a operacional, trabalham com o cérebro muito melhor do que trabalham com os braços.