Sociologia, perguntado por Gustaglaal, 8 meses atrás

Preciso fazer um texto com 15 linhas com o tema de: Cultura e Etnocentrismo, alguém pode me dar uma luz de por onde começar ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Mota89101
1

Difundida no candomblé e ofertada para a orixá Iansã, a receita chegou ao Brasil vinda do Golfo do Benim, na África Ocidental, por imigrantes africanos na época da escravidão.

A palavra acarajé se origina da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé = comer, sendo assim, “comer bola de fogo”. O significado vem da história de Xangô com sua esposa Iansã.

Conforme a narrativa da Fundação Joaquim Nabuco, “Iansã, a deusa dos ventos e das tempestades, foi à casa de Ifá (oráculo africano) buscar um alimento para seu marido. Ifá o entregou recomendando que quando Xangô comesse fosse falar para o povo. Desconfiada, Iansã o provou antes de entregá-lo ao marido e nada aconteceu. Chegando em casa, entregou o preparado a Xangô, sem esquecer de repassar as informações do Ifá. Xangô o comeu e quando estava falando ao povo, começaram a sair labaredas de fogo da sua boca. Aflita, Iansã correu para ajudá-lo, começando também a ter labaredas de fogo saindo da sua boca. Diante disso, o povo começou a saudá-los de grandes reis de Oyó, ou seja, grandes reis do fogo”.

De acordo com outra versão da história, “um dia Iansã foi levada por Xangô às terras dos baribas. De lá ela traria uma porção mágica, cuja ingestão permitia cuspir fogo pela boca e nariz. Iansã, sempre curiosa, também usou a fórmula, e desde então possui o mesmo poder do marido”.

Quando ofertada para os orixás, a receita é apenas frita, não podendo ser modificada e só deve ser preparada por filhos de santo, não havendo dissociação do candomblé. O acarajé é preparado com diferentes formas e tamanhos, de acordo com a oferenda. O maior e mais redondo é oferecido a Xangô e os menores para os obás (ministros de Xangô) e para os erês (intermediários entre a pessoa e seu orixá). Para Iansã, são oferecidos tradicionalmente nove acarajés, também pequenos – ela é considerada a deusa dos nove partos/filhos e a crença diz que o número está ligado às passagens desse orixá. Sendo assim, ofertando a ele essa quantidade de acarajés, é possível que se consiga maiores graças.


Gustaglaal: obrigado
Respondido por carlossantod709
1

não sei se vai ajudar muito mas vou falar mesmo assim.

no paragrafo 1 vc pode começar falando sobre Eugênia e citar Francis Galton, no parágrafo 2 vc pode explicar cultura e etnocentrismo falar de como começou essa relação de superioridade entre etnias e etc. já no terceiro vc pode falar sobre como a cultura de todos devem ser respeitadas fale sobre racismo na sociedade e de uma proposta de intervenção (como podemos mudar isso?) pode ser por meios de políticas públicas, da sociedade e etc. espero que eu tenha conseguido te ajudar.


Gustaglaal: obrigado, ajudou sim
Perguntas interessantes