Geografia, perguntado por gabrielcoelhoramos14, 6 meses atrás

PRECISO ENTREGAR AMANHA ALGUEM ME AJUDA ! SE PUDER NUMERE AS RESPOSTAS DE ACORDO COM AS PERGUNTAS!

1. Os conflitos citados no Leste Europeu ocorrem em função da exigência de independência ou separação dos territórios, para se tornarem nações autônomas ou pertencerem a outro pais, diferente do qual fazem parte. Por que até hoje esses territórios não conseguiram aquilo que revindicam?

2. É possivel identificar algum tipo de associação à xenofobia envolvendo os conflitos citados?

3. A Transnistria tem sua própria moeda, Constituição, Parlamento e bandeira. Por que ela ainda não é um país independente?

4. Como a Rússia tem agido perante os conflitos citados?

5. Qual seria a solução para um desfecho pacifico dos conflitos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por duda6064
1

Resposta:

1-

Não é de hoje que territórios e países em diferentes partes do mundo buscam independência. O ano de 2014 foi agitado neste quesito. Da Crimeia, que foi recentemente anexada à Rússia em um controverso processo, à Escócia, que desejava a independência em relação ao Reino Unido, assim como Irlanda do Norte e País de Gales, à Catalunha, na Espanha, vários movimentos tentaram obter ou persistem na ideia de separação. Direto ao ponto: Ficha-resumo Os movimentos separatistas surgem por diferentes motivos. Podem ter cunho político, étnico ou racial, religioso ou social. Em sua maioria, trata-se de colônias ou territórios pequenos que se sentem desvalorizados pelos governos principais.

2-O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável desde a última metade do século passado. Os motivos são vários: eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.; porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas. Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do grego – xénos: "estrangeiro"; e phóbos: "medo”).

As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas, raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo, é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

3-A Transnístria,por vezes chamada Transdnístria,[Transdniestre ou Transdniéstria,[cujo nome significa "além do rio Dniestre", é uma região no Leste Europeu situada dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas como pertences à Moldávia, embora tenha unilateralmente declarado sua independência em 1990 com a ajuda de contingentes russos e cossacos.

A região mantém-se, de facto, independente com o auxílio de forças russas. O Conselho da Europa considera a questão da Transnístria um conflito congelado.

Os nativos chamam ao país República Moldava da Pridnestróvia (Pridnestróvskaia Moldávskaia Respúblika), não aceitando o termo 'Transnístria' por o considerarem romeno.

4-

Um ponto culminante para a eclosão do foco de tensão entre Rússia e Geórgia foi desencadeado pelo interesse dos países citados em anexar o território da República de Ossétia do Sul aos seus domínios.

Em 20 de setembro de 1990, surgiu a República da Ossétia do Sul. Apesar de estar dentro do território da Geórgia, alcançou sua autonomia. No entanto, os líderes da Geórgia não aceitaram o fato, declarando ser inconstitucional.

A capital da região é Tiraspol.

5-paz e igualdade

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes