Português, perguntado por Felipezimermann, 1 ano atrás

preciso do sumario do livro homens e Caragueijos !!!

vlw a quem mandar =)

Soluções para a tarefa

Respondido por marianalencaster
2
Ele narra a história de vida de um menino pobre que começa a descobrir o mundo e logo se depara com a miséria. Troca sua infância pelo trabalho no manguesal. No qual a repetição os torna "carangueijos" (mimetismo) , eles nunca mais podiam se libertar uma vez estando na "lama" 

Trata de fome e fenômenos sociais. O 
livro mostra a realidade de uma comunidade imprensada entre a estrutura agrária feudal e a estrutura capitalista.

Felipezimermann: obg mas presisava do sumario do livro ( as páginas em ordem ) mas obg tb ajudou
marianalencaster: sumário não significa isso
marianalencaster: feito resumidamente; resumido, breve.
"explicação s."
Respondido por nidorina
2
Escrito em 1966 e com uma única edição no Brasil, lançada em 1967, HOMENS E CARANGUEJOS é o único romance do renomado cientista Josué de Castro. Num texto tocante - de tom memorialístico e autobiográfico -, ele narra a história de vida de um menino pobre que começa a descobrir o mundo e logo se depara com a miséria e a lama do mangue.

Mais que um drama ficcional, este livro mostra a realidade de uma comunidade imprensada entre a estrutura agrária feudal e estrutura capitalista – um cenário que até hoje persiste no Nordeste do Brasil.

As brincadeiras de infância são trocadas pelo duro trabalho nos manguezais, nos quais os meninos se tornam caranguejos, num estranho mimetismo que o autor já aponta no prefácio: “Seres humanos que se faziam assim irmãos de leite dos caranguejos. Que aprendiam a engatinhar e andar com caranguejos da lama e que depois de terem bebido na infância este leite de lama, de se terem enlambuzado com o caldo grosso da lama dos mangues e de se terem impregnado do seu cheiro de terra podre e de maresia, nunca mais se podiam libertar desta crosta de lama que os tornava tão parecidos com os caranguejos, seus irmãos, com as duras carapaças também enlambuzadas de lama.”

(informações da editora)

Felipezimermann: obg
Felipezimermann: mas n era isso que eu pedi obrigado nesni assim
Perguntas interessantes