Preciso de uma síntese da História da engenharia no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil é um país relativamente novo se comparado aos mais antigos da Europa. Porém, quando foi descoberta, a Engenharia ainda não estava tão consolidada, embora muitos engenheiros já existissem e a praticassem (mesmo sem título).
Acredita-se que a engenharia tenha começado no Brasil com a fundação da cidade de Salvador em 1549, quando os prédios pareciam mais prédios reais do que abrigos temporários. No século XVII, com a construção de fortificações e uma engenharia mais orientada para o terreno militar, profissionais qualificados foram necessários para planejar e executar a obra.
O desenvolvimento da engenharia e ciências afins em Portugal só se deu no século seguinte por iniciativa do rei D. João V. Então alguns engenheiros vieram para Colônia Brasil para colocar em prática seus conhecimentos (típico "quando eu vim aqui foi tudo isso Arbusto"). Alguns brasileiros foram estudar engenharia no exterior, enquanto outros aprenderam seu ofício aqui mesmo.
Em terras brasileiras, os engenheiros portugueses começaram a construir fortificações, igrejas, palácios, mosteiros, aquedutos e muito mais. O termo “engenheiro” já existia em português para quem construía fortificações e instalações militares, sendo também comum no exército.
Havia pouca distinção, por exemplo, quem projetou o projeto de um edifício (uma igreja, por exemplo). Em outras palavras, arquitetura e engenharia se misturavam.
O termo engenheiro também era usado para designar os donos (ou contramestres) de fábricas de açúcar, usinas produtoras de açúcar, cachaça e outros produtos. No entanto, até o século 19, o próprio engenheiro era engenheiro militar.
Acredita-se que a Engenharia começou mesmo no Brasil com a fundação da cidade de Salvador, em 1549, quando as construções eram mais parecidas com construções de verdade que com abrigos temporários. Já no século XVII, com a construção de fortificações e a Engenharia mais voltada para a área militar, começou-se a exigir profissionais habilitados para planejar e executar as obras.