PRECISO DE UMA REDAÇÃO URGENTE!!!
Tema.: A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil: caminhos e perspectivas
me salva por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos o bem-estar físico, mental e social. Contudo, essa não é uma realidade brasileira, visto que o índice de pessoas que não concluíram o ensino básico, devido aos problemas socioeconômicos, é alarmante. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: a falta de incentivo nos estudos desde a infância e a eficiência dos profissionais ao lidar com adultos de baixa escolaridade. Dessa forma, medidas cujo objetivo sejam aprimorar o aprendizado a jovens e adultos devem ser tomadas.
Em uma primeira análise, deve-se relembrar o conceito de Rousseau que, em sua teoria, a partir do nascimento um indivíduo deve adquirir educação. Porém, diversos são os casos em que uma pessoa é obrigada a deixar a educação de lado, devido tanto a problemas financeiros familiares quanto a falta de um incentivo social. O Censo Demográfico de 2010 contabilizou 13,9 milhões de jovens e adultos com idade superior a 15 anos que não sabem ler e escrever. Como forma de reduzir essa taxa, o EJA garante os direitos educativos à sociedade, entretanto, um jovem que cresceu sem o devido apoio nos estudos dificilmente irá iniciar, ou até mesmo concluir, essa modalidade. A falta de perspectiva em relação a aprendizagem é algo que deve ser combatido.
Concomitantemente, soma-se ao supracitado que a oferta pública de EJA quase sempre conta com licenciaturas que não estão preparadas em atuar com adultos. Aulas aceleradas voltadas à reposição dos mesmos assuntos escolares infanto-juvenis contribuem para a redução de matrículas nessa modalidade de ensino. De acordo com uma reportagem da Gestão Escolar, em 2004 havia cerca de 5 milhões de matrículas enquanto que, em 2013, esse número reduziu para 3 milhões. Há uma grande diversidade de raça, gênero e geração dos educandos da EJA, portanto, para que mais pessoas participem efetivamente do programa é necessário que se tenha mais reconhecimento e acolhimento desses alunos.
Perante o exposto, é necessário medidas intervencionistas governamentais. Urge que o Ministério da Educação torne obrigatório uma maior preparação dos professores, através de cursos especializantes e gratuitos, para que eles saibam lidar com alunos adultos, de forma que adequem suas aulas e tenham capacidade de dar o apoio necessário para que não haja desistência do curso. Além do mais, deve ser ofertada palestras aos sábados à tarde, com o intuito de motivar os alunos e demonstrar a importância de concluir o ensino básico e superior, para que, assim, aumente a garantia de que o conceito de que a educação é primordial para o desenvolvimento humano seja repassado para os familiares.
Explicação: