ENEM, perguntado por matheuxakame, 1 ano atrás

preciso de uma redação tema; por que não devo ser uma pessoa alienada

Soluções para a tarefa

Respondido por Stilinski14
2

Como diz Wanderley Codo:  “O homem alienado é o homem desprovido de si mesmo. Se a história distancia o homem do animal, a alienação re-animaliza o homem.” Alienação é quando uma pessoa perde a sua capacidade de pensar e transfere todas as responsabilidades da coletividade a terceiros, tornando-se indiferente política, social, cultural, moral ou intelectualmente. A pessoa anula a si mesmo e a tendência é se tornar escrava do sistema social em que vive.

Uma pessoa torna-se alienada, quando ela dá mais atenção a conteúdos inúteis e ou acredita em informações que lhe são passadas, sem questioná-las, tornando-se, desta forma, preguiçosa para pensar, conformada e condenando, não só sua própria vida, como também, a vida das outras pessoas do seu meio social.

Um dos principais agentes alienantes da massa é a mídia (emissoras de comunicação, que administram jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e portais de internet). Algumas pessoas são escravas da elite dominante e ela suborna governos, mídias, religiões e faz tudo que for possível para continuar assim. A elite não quer perder, de forma alguma, seu poder e luxos garantidos pela exploração do seu sofrimento através do sistema financeiro. A elite controla as pessoas, porque elas consente.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.

  • Desligar a TV.
  • Questionar a veracidade das informações que lhe foram passadas. Geralmente quem é retratado como vilão pela mídia convencional há grandes chances de ser o herói. Pense por você e tire suas próprias conclusões.
  • Informar-se e informar através de meios alternativos como redes sociais, blogs e mídias independentes.
  • Rejeitar totalmente o sistema político. A ilusão da democracia é um insulto à nossa inteligência. Em um sistema financeiro não existe e nunca existiu democracia verdadeira.
  • Não ser consumista. Parar de comprar porcarias de que você não precisa. O sentimento de que tendo uma coisa te fará mais feliz é falso e é resultado da mídia manipuladora. Você não vai morrer se fizer isso.
  • Substituir a competição pela cooperação. Temos que pensar no coletivo e deixar o individual de lado. Precisamos de coesão social para criar uma política participativa.
  • Ignorar palavras limitadoras como tradição, conformismo, comodismo, conservadorismo e utopia. Se os grandes cientistas e inventores da nossa história as levassem em consideração, ainda estaríamos vivendo em árvores.
Perguntas interessantes