preciso de uma redação sobre o lixo?
Soluções para a tarefa
REDAÇÃO. LiXO
- Atualmente maioria da população esqueceu o que é cidadania e por isso, cobram seus direitos sem cumprir seus deveres . O lixo, algo que poucas pessoas se preocupam em reciclar, saber onde está sendo levado também faz parte dos deveres, porém poucos lembram.
A todo momento os catadores de lixo estão trabalhando, são milhares de lixo jogado, muitos em locais impróprios como rio, açúde e isso acaba não somente prejudicando a natureza, mas também a nós.
O lixo que donos de casa, empresas jogam nem sempre é separado, misturam comida, papéis, metal e até material radioativo, causando doenças em várias pessoas que se alimentam.
No entanto o caminho incorreto de resíduos é sem dúvidas falta de cidadania e responsabilidade social e para enfrentarmos esse problema é necessário educarmos os cidadãos, conscientiza-los sobre os problemas causados, pois o lixo não prejudica somente a natureza, mas também a nós.
ESPERO TER AJUDADO
Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira
Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira
O Tema de Redação da Semana 21 de 2017 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!
Vai ficar de fora? Confira o tema A questão do lixo na sociedade brasileira
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A questão do lixo na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 1
O lixo que está no oceano pode vir de fontes marinhas, como de navios e da pesca. No entanto, 80% vêm de fontes terrestres. Então, esse lixo é seu! As cidades litorâneas, como muitas vezes despejam o lixo direto no mar, são grandes responsáveis pelo descarte desse material nos oceanos. Porém, a sujeira jogada nos rios e estuários que correm pelo interior do país, eventualmente, também vai parar no mar.
Além dos impactos na vida marinha e no meio ambiente, o lixo nos oceanos pode te afetar diretamente. Sabe aquele feriadão no litoral? Agora imagina como seria se aquela praia linda que você frequenta ficasse cheia de lixo. Esse é um dos impactos estéticos associado ao problema. Parte dos plásticos e outros resíduos que foram jogados nos oceanos acabam parando na costa e ainda por cima deixam a água imprópria para aquele seu banho de mar. Dessa forma, todo o turismo da região é prejudicado.
Uma solução fácil e pouco utilizada é a reciclagem. De novo esse papo de reciclagem? Pois é, apesar de muito falado e simples de fazer, ainda são poucos aqueles que separam seu lixo. No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado segundo estimativa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014. Reciclar não é nada complicado. Basta ter dois cestos de lixo e separar o que é orgânico (restos de alimentos) do que é reciclável (plástico, vidro, papel, etc). O ideal é dar uma lavada nos recipientes que você vai reciclar, para retirar os resíduos de alimento.
Tá, então é só separar o lixo e o problema acaba? Seria ótimo, mas acontece que os programas de coleta seletiva não chegam a todas as regiões do país. Em um estudo realizado pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, observa-se que 85% dos brasileiros podem até fazer a separação, mas não vai passar um caminhão especial em suas casas para levar o material separado para o destino correto. Ou seja, das mais de cinco mil cidades do país, apenas 1055 tem programas de reciclagem.