Preciso de uma redação sobre Filosofia e Ciência.
é urgente, por favor !!
Soluções para a tarefa
BLOG DO PORTAL
Compartilhe
Home Artigos Educação e Pedagogia
Maior clube de cursos online do Brasil
Ciência x filosofia: A diferença de ideais entre as áreas
Ciência x filosofia: A diferença de ideais entre as áreas PEDAGOGIA
O ser humano é naturalmente movido pelo desejo por conhecimento, desde pequenos questionamos o porquê de diversos fatos, situações, coisas e demais acontecimentos que fazem parte do nosso dia a dia. O debate entre ciência e filosofia é provavelmente uma das questões que mais ressaltam essa necessidade de conhecimento, seja de qual natureza for.
Ciência
A ciência consiste na aplicação de teorias já testadas e aceitas pelo meio científico para a explicação de determinados eventos que permeiam o nosso dia a dia. A utilização da ciência na explicação dos fenômenos permite resultados conclusivos e muitas vezes irrefutáveis do ponto de vista racional, resultando em uma resposta consistente para as indagações sugeridas, como por exemplo, “porque a terra é azul?”.
Filosofia
A filosofia consiste na busca da verdade nos mais diversos aspectos, quando se trata de eventos explicáveis cientificamente, a filosofia tende a andar de mãos dadas com a ciência, o ponto dissonante entre as duas áreas diz respeito em especial a áreas que não podem ser explicadas 100% cientificamente, como por exemplo, “de onde vem o amor?”, a ciência utilizaria uma série de interações químicas no cérebro para explicar esse sentimento, porém a filosofia vai além buscando a real essência do acontecimento o que não significa necessariamente sua explicação científica.
Conclusão
Ambas as áreas, tanto a filosofia como a ciência possuem uma importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade, admitir que apenas um desses caminhos leva à verdade absoluta é errôneo e pode significar o retrocesso do conhecimento, pois muitas questões científicas possuem raízes de questionamentos filosóficos, bem como muitas indagações filosóficas partem de pressupostos que a ciência não consegue explicar de modo racional ou científico.