Preciso de uma redação sobre: "Cultura brasileira e a falta de religiosidade"
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O Brasil é um país Laico, ou seja , não há religião oficial, justamente por ser uma nação com os mais variados segmentos religiosos .No entanto, o desrespeito á crença ou não do próximo tem sido frequente e concomitante a essa intolerância pessoas são violentadas de várias formas.
Todo cidadão brasileiro tem direito a seguir ou não uma religião seja ela ; o espiritismo, o candomblé, o catolicismo, o protestantismo ou qualquer outra .Assim como também pode criticar e não concordar com os dogmas religiosos do outro. Porém quando aliado a atos de humilhação, violências físicas e psicológicas deixa de ser liberdade de expressão ou opinião e torna-se intolerância, um crime de ódio inafiançável que leva de um a três anos de prisão.
Em Janeiro deste ano , uma menina de 11 anos e outras pessoas foram apedrejadas no Rio de Janeiro enquanto saiam do culto de Candomblé. Esse fato comprova que mesmo o Brasil não tendo histórico de intolerância religiosa , há necessidade de uma atenção maior para essa questão, de modo que ela possa ter existido de forma camuflada e nos últimos anos surge explicitamente.
Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as denúncias de intransigência religiosa cresceram mais de 600% de 2011 para 2012, o que caracteriza um retrocesso social. E não obstante, esse desrespeito é mais perceptível em religiões de matriz africana, dessa forma o país faz parte do fenômeno do racismo.
Esse racismo enraizado na cultura brasileira causa diversas mazelas com inúmeras intransigências e com a religião não é diferente. O que falta é educação, penalização e respeito. E necessário educar na mídia, no âmbito escolar e nas ruas, além de penalizar quem ferir o próximo pelas suas crenças ou pelo ateísmo e desse modo fazer jus ao nome Laico e a pluralidade religiosa nesse país.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás