Português, perguntado por dedemarcos486, 9 meses atrás

Preciso de uma redação com esse tema por favor.

Mobilidade Urbana: Desafio das grandes cidades do brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por ce906870
2

Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) garante a todos os indivíduos o direito à educação, trabalho e ao bem-estar social. Contudo, os transtornos ocasionados pela mobilidade urbana, no Brasil, que são gerados, não apenas por conta da infraestrutura precária das ruas e calçadas para uma condução alternativa, como também pela péssima qualidade do transporte público , impossibilitam que uma parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de pleno funcionamento da sociedade.

Desde a Segunda Revolução Industrial, com a implementação do modelo de produção conhecido como fordismo, os cidadãos começaram cada vez mais a adquirir seus próprios veículos automotivos, ocasionando uma aglomeração urbana. Entretanto, tudo indicava que com o passar dos anos medidas governamentais seriam tomadas para atenuar tal problemática, porém, apesar de séculos se passaram após a referida revolução, a situação precária das ruas e calçadas brasileiras dificultam cada vez mais a locomoção por meio de bicicletas, skates e corridas, haja vista a omissão de um espaço adequado para tais práticas. Desse modo, faz-se mister o investimento em espaços apropriados para os supracitados meios de deslocamento de maneira urgente.

Outrossim, é imperativo pontuar que tal fenômeno deriva,ainda, da péssima qualidade do transporte público, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Isso se torna mais claro, por exemplo, ao se observar-se o recente cenário de demora no atendimento da população que se locomove através de ônibus, que muitas vezes, tendem a ter um tempo de espera elevado, o que dificulta a sua utilização no dia a dia. Sendo assim, muitos cidadãos acabam por optar em comprar seus próprios automóveis, corroborando para a situação hodierna. No entanto, é inadmissível que em um Estado signatário da (DUDH) ; O governo não garanta um transporte de qualidade a toda nação, com um curto prazo de espera.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a continuidade do referido advento na contemporaneidade. Para tanto, urge que o Ministério dos Transportes - em consonância aos órgãos governamentais - invista, por meio de impostos arrecadados, em reformas nas estradas brasileiras, criando espaços apropriados para a população se deslocar com bicicletas, skates,ademais. Do mesmo modo, cabe também a essa parceria o dever de investir em conduções públicas, diminuindo o seu tempo de espera , para que os cidadãos passem a usar tais meios de movimentação em massa. Com tais implementações, os impasses relacionados a mobilidade urbana serão uma mazela passada na História


dedemarcos486: me da um título por favor em relação no que você respondeu
ce906870: Mobilidade urbana e o direito à cidade.
dedemarcos486: Obrigada
dedemarcos486: eii
dedemarcos486: oque quer dizer Outrossim?
dedemarcos486: posso substituir por qual palavra?
ce906870: significa igualmente
Perguntas interessantes