História, perguntado por brunocolorado2pa8k41, 4 meses atrás

Preciso de uma questao para SEXTA DE MANHA, mas cada questao deve ser respondida com a resposta e um motivo pra ser aquela resposta. exemplo, a questao pergunta se algo aconteceu, preciso saber se realmente aconteceu e um motivo pra aquilo ter acontecido.
15. O café foi introduzido no Brasil no início do século XVIII para consumo doméstico. Com o avanço da Revolução Industrial, na Europa e depois nos Estados Unidos, a agricultura do café expandiu-se rapidamente e na terceira década do século XIX este produto já era exportado em larga escala. Sobre o assunto assinale a alternativa correta.
( a ) Os primeiros cafezais para exportação concentraram-se no Vale do Rio Paraíba no estado do Rio de Janeiro e no oeste de São Paulo.
( b ) O trabalho assalariado foi a principal forma de uso da mão de obra nesta etapa inicial. ( c ) Na medida em que as boas terras do vale do Paraíba foram esgotando-se o plantio do café deslocou-se para o Espírito Santo e Bahia.
( d ) Na segunda metade do século XIX o café já era o principal produto de exportação com largo crescimento em São Paulo.
( e ) Os governos dos estados produtores optaram por não proteger a agricultura do café, para manter os princípios da não intervenção.

Soluções para a tarefa

Respondido por janainaferreira19
1

Resposta:

( d ) Na segunda metade do século XIX o café já era o principal produto de exportação com largo crescimento em São Paulo.

O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.

Entretanto, sua produção em escala comercial para exportação ganhou força apenas no início do século XIX. Tal dimensão de produção cafeeira só foi possível com o aumento da procura do produto pelos mercados consumidores da Europa e dos EUA.

A produção do café no Brasil expandiu-se a partir da Baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba, que atravessava as províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cafeicultura no Brasil beneficiou-se da estrutura escravista do país, sendo incorporada ao sistema plantation, caracterizado basicamente pela monocultura voltada para a exportação, a mão de obra escrava e o cultivo em grandes latifúndios.

Perguntas interessantes