Filosofia, perguntado por jpnandadiego, 1 ano atrás

preciso de uma minoreportagem sobre a segunda guerra mundial e as açãoes da Alemanha nos campos de concentração nazistas URGENTE​


marquei a matéria errada é pra redação

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssamota1507
1

Resposta:

Os campos de concentração começaram a ser utilizados na Alemanha até mesmo antes da Segunda Guerra Mundial. Uma reportagem do GLOBO de março de 1937 mostra que o campo de concentração para presos políticos era uma das “inovações” do regime nazista na época. O texto ainda diz que homens e mulheres já eram presos por suas convicções políticas e religiosas, sem mandado ou sem qualquer acusação formal contra eles. Na terminologia nazista, essas prisões eram chamadas de “campos de aprendizagem”. Ainda na década de 1930, estimava-se que de 20 a 25 mil pessoas estariam encarceradas naqueles locais, mas a lista oficial do governo Nacional Socialista apontava 3.694 presos políticos detidos e 1.067 “elementos antissociais”. Estavam incluídos nas categorias comunistas, socialistas, católicos, protestantes, judeus, agitadores, pessoas que passavam suas horas de lazer bebendo e pessoas que tentavam destruir empreendimentos do nacional socialistas.

Explicação:

Para isso, foi equipado com cinco câmaras de gás e fornos crematórios, cada um deles com capacidade para 2.500 prisioneiros. O número exato de vítimas não é conhecido com certeza, embora os historiadores calculem que 1.100.000 homens, mulheres e crianças morreram no campo entre 1940 e 1945. O exército soviético libertou o complexo, os alemães já tinham abandonado os campos deixando seus últimos prisioneiros, no dia 27 de janeiro de 1945.

A videorreportagem “Os horrores dos campos de concentração alemães”, distribuída pela Paramount, estreou no cinema Trianon, no Centro do Rio, em maio de 1945. O filme mostrou aos espectadores brasileiros “as horrendas fábricas de morte e sadismo inventadas por Hitler”. O anúncio, publicado no jornal, trazia um aviso que pedia para que as pessoas cardíacas e nervosas evitassem de assistir ao filme.

Ao fim da guerra, quando os campos foram abertos e os prisioneiros remanescentes libertados, O GLOBO noticiou que 26 milhões de pessoas haviam sido assassinadas pelo regime nazista em campos de concentração, segundo estatísticas oficiais apresentadas pelo governo francês. A maioria dos crimes foi praticada em Dachau, onde a média era de 12 a 14 mil nortes diárias. No dia 10 de julho de 1944, entretanto, os carrascos fizeram uma festa para celebrar o recorde do dia, matando então 24 mil homens, mulheres e crianças. Nesta época, os sobreviventes do Holocausto revelaram ao mundo a existência de câmaras de gás, usadas para assassinar judeus em massa dentro dos campos de tortura.

Perguntas interessantes