preciso de uma introdução sobre o rio Danúbio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo rio mais longo da Europa, o Danúbio é, há séculos, uma importante rota de comércio e comunicação entre o centro e o sudeste da Europa. Antigamente os castelos e as fortalezas às suas margens protegiam grandes impérios, mas hoje atraem turistas.
O Danúbio nasce nas montanhas do oeste da Alemanha e segue por 2.850 quilômetros até o mar Negro. No percurso, geralmente no sentido oeste-leste, passa por nove países: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia e Ucrânia.
O Danúbio é uma importante rota de comércio. Os países às suas margens escoam produtos por meio de vários portos, dos quais os mais importantes são: Belgrado, na Sérvia; Budapeste, na Hungria; Viena, na Áustria; e Regensburg, na Alemanha.
Esses países também concordaram em compartilhar a água do rio. Barragens foram construídas em vários lugares para controlar o fluxo de água. Usinas ao longo do Danúbio usam a energia da água para gerar eletricidade. Há também fazendas e fábricas nas margens do rio, que irriga as terras cultivadas e fornece água potável para as pessoas que vivem por perto. No final do século XX, porém, a água do Danúbio ficou muito poluída com produtos químicos das fábricas e das fazendas. Muitos grupos de pessoas nos países banhados pelo rio tentaram achar maneiras de despoluir o rio e proteger a água.
Navegantes da antiga Grécia começaram a explorar o Danúbio no século VII a.C. Depois o rio serviu como limite norte do Império Romano e, ao longo dos séculos, vários outros impérios controlaram as terras ao longo dele. Por fim, o Danúbio passou a ser usado para as trocas comerciais e começaram as discussões sobre quem teria permissão de usar a água para viajar e para outras finalidades. Um acordo realizado em meados do século XIX liberou o Danúbio para navegação por parte de todas as nações.