Biologia, perguntado por janadelima25, 1 ano atrás

Preciso de uma introdução sobre a origem da vida????

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusalpohip56n1l
3

Essa é bem grande acho que nem é isso mais...tá aí: 

Os primeiros índices da existência de seres vivos em eras geológicas passadas datam de 3,5 bilhões de anos. Um bilhão de anos teriam se passado desde a origem do nosso planeta. Durante esse período, modificações importantes teriam surgido nas condições ambientais, possibilitando o florecimento da vida. Hoje em dia, a Terra é rica em seres vivos.

Desde a Antiguidade esse problema preoucupa o ser humano. Vamos ver como os cientistas interpretaram e ainda até hoje procuram interpretar a origem da vida.

 

  

ORIGEM DA VIDA

 

Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa idéia, proposta há mais de 2000 anos na Grécia Antiga por Aristóteles, era conhecida pôr geração espontânea ou abiogêneseOs defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um "princípio ativo", isto é, uma "força" capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos.

O grande poeta romano Virgílio (70 a.C.-19 a.C.), autor das Écoglas e da Eneida, garantia que moscas e abelhas nasciam de cadáveres em putrefação. Já na Idade Média, Aldovandro afirmava que, o lodo do fundo das lagoas, poderiam, nascer patos e morcegos. O padre Anastásio Kircher (1627-1680), professor de Ciência do Colégio Romano, explicava a seus alunos que do pó de cobra, espalhado pelo chão, nasceriam muitas cobras.No século XVII, o naturalista Jan Baptiste van Helmont (1577-1644), de origem belga, ensinava como produzir ratos e escorpiões a partir de uma camisa suada, germe de trigo e queijo.

            Nesse mesmo século, começaram a surgir sábios com novas idéias, que não aceitavam a abiogênese e procuravam desmascará-la, com suas experiências baseadas no método científico.


viniciusalpohip56n1l: era isso? acho q não né kkkk
giuliaPpp: a teoria mais aceita até hoje e que os primeiros seres vivos se originaram no mar através do resfriamento da terra primitiva
Respondido por Leticiarguerra
2
A origem da vida nunca foi realmente comprovada. CONTUDO, o início de todas das interrogacões comecaram acerca de duas teorias Abiogênesex Biogênese. A primeira reflete sobre o surgimento expontâneo da vida, e a segunda reflete ao contrário, a vida só surge a partir de outra. Nesse contexto, vários nomes importantes fizeram experimentos para provar suas teses, todavia, LOUIS PASTEUR conseguiu derrumar a teoria da ABIogênese quando colocou em prática o engenho da sopa nutritiva e do pescoco de cisnei (gargalo do frasco), essa cânula impediu que qualquer organismo entrasse em contato com a sopa nutritiva e ela se manteve intacta, nada de vida. Além disso, teorias mais modernas como: Criacão especial, cosmozóica, pré biótica também fazem parte do acervo hipotético de hipóteses que tentam relatar a origem, contudo a mais plausível é a prébiótica de OPARIN e a terra primitiva (tudo se fez a partir de uma evolucão química). Reiterando o exposto, MILLER foi um cientista que quase conseguiu comprovar essa hipótese, mesmo com brechas seu simulador de atm primitiva reforcou bastante as ideias de Oparin, evolucão quím originando Coacervado- Rna- Probionte ( 1° ser vivo, heterotrófico, procarionte e anaeróbico). Vale ressaltar que, todo esse percuso não foi integralmente provado com afinco, mas é a ideia mais plausível e coerente.

Leticiarguerra: Algumas abreviacões e erros de português, escrevi sem rascunho. Tomara que ratifique as citacões nas quais deixei passar e complete para um maior conhecimento e aprendizado!
Perguntas interessantes