preciso de uma introdução para um trabalho sobre realismo - naturalismo em portugal............
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O artigo homenageia o centenário de Eça de Queirós e de Antônio Nobre inserindo-os no contexto finissecular e de cunho realista. A história da literatura considera o enfoque naturalista mais exagerado do que o realista, embora ambos se apropriem dos mesmos recursos retóricos como: dar primado à onisciência da narrativa, de que O crime do padre Amaro, O primo Basílio e Os Maias são exemplos cabais; descrever minuciosamente a realidade, como Abel Botelho nos romances da série Patologia social; focalizar a atividade sexual e denunciar a pobreza. Se a crítica reputa o excesso descritivo como enxúndia demonstra-se que o detalhismo cumpre uma funcionalidade ficcional, de que Camilo Castelo Branco também se apropriou no díptico Eusébio Macário e A corja. Fulcro da ação nas narrativas abordadas, a sexualidade, que tanto chocou e atraiu o público, não deixa de figurar na poesia de Cesário Verde e de Antônio Nobre. Estes poetas, ademais, cantam a verdade do trabalho, do trabalhador, das classes populares e da miséria social, ausente nos três primeiros. Terá sido esse fator de modernidade que provocou a rejeição da poética cesarina e nobriana.
L’ article fait hommage au centenaire d’Eça de Queirós et d’Antônio Nobre à propos de la fin-de-siècle et du réalisme. L’histoire de la littérature considère le naturalisme une exagération du réalisme, malgré l’emploi des mêmes ressources rhétoriques comme: l’omniscience narrative dont O crime do padre Amaro, O primo Basílio et Os Maias sont des exemples lapidaires; la description détaillée des romans d’Abel Botelho de la série de la Patologia social, du sèxe et de la pauvreté. Camilo Castelo Branco fait de confission réaliste en Eusébio Macário et A corja. La poésie de Cesário Verde et d’Antônio Nobre en font aussi, puisque chantent la vérité du travail, du travailleur, des classes populaires et de la misère sociale, que la prose n’a pas abbordée et qui a provoqué le rejet de leur oeuvre poétique.