História, perguntado por Uelitonmoraes, 1 ano atrás

Preciso de uma explicação para uma apresentação de trabalho sobre o que foi a "Regência de Dom Pedro"

Soluções para a tarefa

Respondido por wwwmariana123oudq16
1

Entre os anos de 1821 e 1822, Dom Pedro I ocupou o cargo de príncipe regente do Brasil. Mesmo durando um breve período de tempo, o governo provisório de Dom Pedro foi marcado por um conjunto de transformações bastante intensas. Na época, seu pai, Dom João VI havia deixado o governo em suas mãos para participar do processo de reforma política que tomava conta de Portugal, desde 1820. Aqui no Brasil, essa mesma notícia teve importantes conseqüências históricas.

A chegada de Dom João VI ao Brasil, em 1808, mais do que marcar a transferência de uma Corte Real, transformou radicalmente a condição da economia brasileira. Desobrigada de manter negócios somente com Portugal, os grandes produtores agrícolas brasileiros atingiram marcas de lucro mais significativas com a inserção de seus produtos no livre-mercado. Além disso, a chegada dos produtos ingleses ao Brasil estabelecia um novo padrão de vida e consumo no país.


acho que e e isso mais pesquise mais pois nn sei se esta totalmente correta

Respondido por claudecirss
0
    Na época da abdicação de D. Pedro I,o seu filho, D. Pedro de Alcântara, tinha apenas cinco anos e não podia governar o país. O Brasil passou, então a ser governado por regentes. O período das regências durou de 1831 a 1840. As regências foram quatro: Regência Trina Provisória, Regência Trina Permanente, Regência Una do padre Diogo Antônio Feijó, e Regência Una  de Araújo Lima. O período das regências unas foi muito agitado. Ocorreram várias revoltas em diferentes lugares do Brasil.
     As causas dessas revoltas eram: muitos impostos  elevados , falta de emprego, dificuldades para as províncias comercializarem seus produtos e a pobreza em que vivia grande parte da população. Para terminar com as desordens e revoltas, o Congresso  resolveu então declarar  a maioridade de D. Pedro de Alcântara, com quase quinze anos de idade. Em 1840, ele foi coroado imperador do Brasil, com o título de D. Pedro II.
Perguntas interessantes