Português, perguntado por Janainamello11, 1 ano atrás

preciso de uma crítica sobre o filme o triste fim de Policarpo Quaresma

Soluções para a tarefa

Respondido por paulobraga1
4
O filme sofre com as reduções e simplificações, que tiram a possibilidade de conhecermos o todo da obra de Lima Barreto, entretanto, serve como uma boa introdução ao livro. Conhecemos, logo a princípio, as esquisitices do personagem central, defendendo em plena câmara dos deputados, na capital federal (o Rio de Janeiro) no final do século XIX, que o idioma nacional deveria ser o Tupi-Guarani, o que faz com que se torne alvo de inúmeras ironias e troças. 

Policarpo é um homem culto, muito ativo, participante dos eventos de seu tempo, sintonizado com as informações e com as teorias criadas pela ciência, incentivado pelo espírito progressista que percebe no republicanismo e também no positivismo. 

Homem de grandes paixões que desperta amores e ódios em igual proporção, apesar de sua índole simpática e tantas vezes ingênua, Policarpo se vê sempre como o centro de tormentas, seja como o alvo de romances impossíveis ou, principalmente, como protagonista de acontecimentos históricos que envolvem personalidades marcantes da vida política e cultural brasileira dos primeiros anos da República, principalmente o marechal de ferro e 2º presidente republicano, Floriano Peixoto (Othon Bastos). 

Janainamello11: ei uma pergunta eu tenho q faxer esse todo sobre a critica ou não?
paulobraga1: só a primeira estrofe
Janainamello11: tabom muito obrigado
Perguntas interessantes