História, perguntado por cnathaly44gmailcom, 1 ano atrás

Preciso de uma conclusão sobre "Anarquismo no Brasil" por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por eliza154
2
No final do século XIX, a Itália foi palco de um conflituoso processo de formação de seu Estado. A industrialização e a mudança para uma economia integrada à lógica capitalista foram responsáveis pela situação de miséria de vários cidadãos italianos. Proletários e camponeses italianos, amedrontados por essa situação de miséria e exclusão, vieram parar no Brasil em busca de novas oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

Mais do que carregando sonhos e um amontoado de bagagens, muitos desses italianos trouxeram as idéias dos grupos políticos derrotados durante a unificação italiana. Entre algumas destas idéias, destacamos o ideal anarquista, que a despeito das formas de poder da época, defendiam a ausência de qualquer instituição política. Na perspectiva anarquista, o Estado seria, antes de tudo, um instrumento repressor preservado em função dos grupos que o legitimavam.

Em meio à ascensão do capitalismo, os anarquistas também enxergavam a burguesia como principal grupo social responsável pela repressão da classe trabalhadora. Dessa forma, os governantes e burgueses eram dois sujeitos históricos a serem combatidos em prol da ascensão de uma sociedade anárquica, ou seja, livre de qualquer mecanismo de controle. Nos primeiros anos do século XX, o Brasil foi palco da ação do ideário anarquista trazido pelos imigrantes italianos.

Os grandes centros urbanos brasileiros viviam a formação de um parque industrial emergente, ávido por mão-de-obra. Carente de um conjunto de leis que preestabelecessem a relações trabalhistas, os operários sofriam muitos com os abusos que remetiam à formação das indústrias britânicas no século XVIII. Foi nesse contexto que os anarquistas italianos organizaram greves, publicaram panfletos e mobilizaram multidões atraídas pelos seus discursos.
Perguntas interessantes