Filosofia, perguntado por Carloshetiel, 11 meses atrás

preciso de uma conclusão pessoal sobre filosofia clássica, n consigo pensar em nada

Soluções para a tarefa

Respondido por OkBetty
3

Por si só a filosofia clássica é muito profunda e importante, pois nela podemos ver o modo de pensar das pessoas de tal época e até mesmo comparar com a filosofia de hoje em dia.

Esta antiga filosofia, inclui a filosofia medieval, a filosofia renascentista, a filosofia de século XVII e o iluminismo, isto no seu sentido mais amplo e é marcada por grandes nomes e teorias.

A filosofia medieval consiste mais na forma de pensar na união da fé e da razão, para assim obter as respostas. Como era um período de expansão do cristianismo, os pontos de reflexão dos filósofos normalmente eram sobre a existência de um Deus, a salvação e o pecado.

A filosofia renascentista foi a época onde foi criado o pensamento do ser humano como eixo central de tudo, ou seja o antropocentrismo. Além disso, Deus parou de ser o centro das coisas e começam a criticar as doutrinas medievais.

A filosofia do século XVII é normalmente vista como o inicio da Filosofia Moderna, isso por que a subjetividade foi ficando cada vez mais solida e todos agora procuravam o porquê das coisas, agora os filósofos estudavam a epistemologia das coisas.

O iluminismo foi um movimento intelectual, onde deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Este defendia a razão em vez da fé e tudo contra o antigo regime da idade das trevas.

Sendo assim podemos concluir que foram grandes períodos da filosofia, onde podemos evoluir e até mesmo obter mais respostas sobre nós seres humanos.  Se não fosse a filosofia deste tempo, não poderíamos ver as teorias e pensamentos de grandes filósofos como Socrates, Montesquieu, Aristóteles ou Rousseau.

Perguntas interessantes