Português, perguntado por fgamelini, 10 meses atrás

preciso de uma analise narrativa do livro o sol é para todos

Soluções para a tarefa

Respondido por clay51
4

Resposta:

Para termos uma ideia de que tipo de cidade que Harper Lee descreve, basta lermos o que ela escreve na voz de Scout, a narradora do livro

Ela enfatiza o ritmo lento do Alabama, o calor e os valores antiquados da cidade. Essa descrição situa Maycomb na mente do leitor como um lugar sonolento cercada de pobreza generalizada, o que indica o período da grande depressão vivida pelos americanos nessa época. Atticus Finch é advogado da cidade de Maycomb e pai de Scout e Jem, um homem que reflete a vida de uma maneira bastante descomplicada e que se orienta por alguns princípios muito firmes.

Atticus era um homem que sempre se pautou por princípios liberais e humanitários, e o único momento que se referiu à palavra pecado foi quando seus filhos ganharam espingarda de ar comprimido de presente diz: “Preferia que você atirasse em latas no quintal, mas sei que vai atrás de passarinhos. Atire em todos os gaios se quiser, se conseguir acertá-los, mas lembre-se: é pecado matar um rouxinol. Foi a única vez que ouvi Atticus dizer que alguma coisa era pecado e comentei com a Srta Maudie.

Essa citação, a meu ver, mostra uma das metáforas do romance: não fazem mal a ninguém, não prejudicam as pessoas, mas apenas cantam para nós com o coração. Dill (uma homenagem que Harper Lee faz a Truman Capote) é um garoto imaginativo que faz amizade com Scout e Jem e que incita seus amigos a entrarem na propriedade do Sr. Nathan Radley, onde o irmão dele, Boo Radley, vive por anos sem se aventurar a sair. No final do romance, Boo Radley se torna um indivíduo simpático, um dos rouxinóis dessa história.

O tema do livro é a exploração da natureza moral dos seres humanos. Mostra, como subtemas, a ignorância e o preconceito e o que isso representa para os inocentes.

A voz moral de “O Sol é para todos” é personificada, como já disse anteriormente, por Atticus Finch, que compreende o mal sem perder a fé na capacidade humana para a bondade. E ele tenta ensinar essa lição moral definitiva para Jem e Scout, mostrando que é possível viver com consciência, sem perder a esperança ou se tornar cínico. Dessa forma, Atticus Finch é capaz de admirar a coragem da senhora Dubose de enfrentar suas dores, mesmo lamentando o seu racismo.

O progresso de Scout (a narradora da história) como personagem do romance é definido por seu desenvolvimento gradual em direção ao entendimento das lições de seu pai Atticus.

O título do livro em inglês, “To Kill a Mockingbird”, significa a destruição da inocência. Ao longo do romance, personagens como Tom Robinson, Dill, Boo Radley podem ser identificados como mockingbirds – inocentes que foram feridos ou destruídos pelo contato com o mal.

O livro deve ser desfrutado como uma reflexão. E fiquem certos de que o livro é muito melhor do que a resenha. Mas fiz o que pude para que todos vocês sintam o terreno em que estão entrando. Um terreno onde o cinismo não é bem-vindo.

“O Sol é para todos” vai envolver você, leitor. E tenho absoluta certeza que deixará marcas. Por isso, esse livro merece um lugar de destaque na sua estante.

Perguntas interessantes