Preciso de uma ajudinha para fazer um texto de historia que precisa ter 25 linha sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro preciso para amanhã por favor me ajudem dès de ja agradeço
Soluções para a tarefa
Olá! Tudo bem com você?
Estou aqui para tentar ajudar você com esse texto para sua escola. Vou fazer um breve resumo.
O Museu Nacional do Rio de Janeiro, é a mais antiga instituição científica do Brasil.
O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.
Fundado por Dom João VI em 6 de junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana.
A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso socioeconômico do país através da difusão da educação, da cultura e da ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu gênero na América do Sul.
Em 1925, o físico Albert Einstein visitou o Museu Nacional. Em 2015, houve uma festa para celebrar os 90 anos da visita — incluindo o roteiro cumprido pelo cientista alemão. Juscelino Kubitschek também esteve no local em 1958 e teria sido o último presidente a visitar o local, de acordo com diretor da instituição, há 60 anos.
Em 3 de setembro de 2018, o Museu Nacional foi parcialmente destruído por um incêndio, que por negligência do governo do estado, ocorreu em grandes proporções.
Espero ter ajudado mesmo! Tenha uma boa noite!
Foto da fachada do Museu Nacional e seu entorno. Foto por Roberto da Silva.
Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e inicialmente, sediado no Campo de Sant'Ana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país.
Representação da fachada do Museu Imperial em uma matriz litográfica
Como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade precípua de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas.
Sala do Antigo Egito contendo múmias e sarcófagos.
De seu acervo de mais de 20 milhões de itens, destacam-se, em exposição: a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais; o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de "Luzia", pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica; nas coleções de Etnologia temos expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira, culturas do Pacífico e na Zoologia destaca-se a coleção Conchas, Corais, Borboletas, que compreende o campo de invertebrados em geral e, em especial, dos insetos.
FAZ UM RESUMO DO TEXTO