História, perguntado por juliadiashansepcuwgv, 1 ano atrás

Preciso de uma ajudinha para fazer um texto de historia que precisa ter 25 linha sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro preciso para amanhã por favor me ajudem dès de ja agradeço

Soluções para a tarefa

Respondido por amylee2018
3

Olá! Tudo bem com você?

Estou aqui para tentar ajudar você com esse texto para sua escola. Vou fazer um breve resumo.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro, é a mais antiga instituição científica do Brasil.

O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

Fundado por Dom João VI em 6 de junho de 1818 sob a denominação de Museu Real, o museu foi inicialmente instalado no Campo de Santana.

A criação do museu visava atender aos interesses de promoção do progresso socioeconômico do país através da difusão da educação, da cultura e da ciência. Ainda no século XIX, notabilizou-se como o mais importante museu do seu gênero na América do Sul.

Em 1925, o físico Albert Einstein visitou o Museu Nacional. Em 2015, houve uma festa para celebrar os 90 anos da visita — incluindo o roteiro cumprido pelo cientista alemão. Juscelino Kubitschek também esteve no local em 1958 e teria sido o último presidente a visitar o local, de acordo com diretor da instituição, há 60 anos.

Em 3 de setembro de 2018, o Museu Nacional foi parcialmente destruído por um incêndio, que por negligência do governo do estado, ocorreu em grandes proporções.

Espero ter ajudado mesmo! Tenha uma boa noite!



Respondido por sagaforte435
4
 Museu Nacional é uma instituição autônoma, integrante do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação que completou 200 anos em 2018.



Foto da fachada do Museu Nacional e seu entorno. Foto por Roberto da Silva.

Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e inicialmente, sediado no Campo de Sant'Ana, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país.



Representação da fachada do Museu Imperial em uma matriz litográfica

Como museu universitário, tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade precípua de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas.



Sala do Antigo Egito contendo múmias e sarcófagos.

De seu acervo de mais de 20 milhões de itens, destacam-se, em exposição: a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais; o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de "Luzia", pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica; nas coleções de Etnologia temos expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira, culturas do Pacífico e na Zoologia destaca-se a coleção Conchas, Corais, Borboletas, que compreende o campo de invertebrados em geral e, em especial, dos insetos.


FAZ UM RESUMO DO TEXTO
Perguntas interessantes