Filosofia, perguntado por osvaldojosedasilva20, 9 meses atrás

Preciso de uma ajudinha aq

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por annaexe
1

Resposta:

A clássica frase de Sócrates alega o autoconhecimento do pensador sobre a sua própria ignorância. Dentro dessa perspectiva, pode-se deduzir acerca da frase que o conhecimento absoluto só é obtido através da certeza absoluta. Logo, seria melhor viver reconhecendo sua própria ignorância do que está fadado à própria arrogância, dessa forma, estar sempre aberto para aprender novas coisas.

Não. Segundo Heráclito, pai da dialética, "tudo fui e nada permanece", dessa forma, só podemos ter certeza sobre algo se sempre fôssemos a mesma pessoa. Entretanto, como somos seres pensantes, sempre estamos dando origem a novas idéias e novas formas de pensar -confirmando, dessa forma, o princípio da maiêutica de Sócrates- logo, mudando nossa própria perspectiva sobre determinados assuntos.

Levando para um lado mais "científico", Heisenberg, com seu princípio da incertez, alega que não podemos ter certeza nem da medida e disposição das moléculas. Trazendo para para o período hodierno e a grande circulação de informações, a tese de Heisenberg se aplica perfeitamente à disposição de idéias, pois qualquer fator que vá contra um certa afirmação, anula por completo a alegação universal feita por um indivíduo.

Dentro dos fatores citados, percebe-se que é impossível ter certeza absoluta sobre algo.

Perguntas interessantes