História, perguntado por saturninho28, 11 meses atrás

PRECISO DE UMA AJUDA RÁPIDA TODOS OS MEUS 55 PONTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a queda de Constantinopla, a Reforma Protestante e movimento do Renascimento Cultural. Procure explicar, baseado em seus conhecimentos históricos, porque esses eventos foram tão importantes nesse contexto do século XVI. Que mudanças cada um deles provocou?

Soluções para a tarefa

Respondido por correadesouzavi
1

Renascimento e Reforma protestante!

30/07/2011 14:32

Renascimento (ou Renascença) foi um período na história do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Começou no século XIV na Itália e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.

Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o Renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no plano cultural, com a estrutura medieval.  

O renascimento nasceu no séc XIV e teve fim no séc XVI.  

Os homens do renascimento não negavam a existência de deus mas colocavam colocavam em primeiro plano os interesses humanos e terrenos.  

A partir do século XIV, portanto, o homem, a sua experiência e as questões  da natureza tornaram-se centrais para os intelectuais do humanismo.  

A prensa multiplicou a venda de livros e ela mostrou a igreja que não era só ela que poderia ler a bíblia(tirou o poder da igreja).A prensa surgiu na Alemanha no séc XIV.  

Geocentrismo aconteceu antes do renascimento foi quando a igreja dizia que o Sol virava em torno da Terra.  

Antropocentrismo aconteceu no período do renascimento foi quando os renascentistas diziam que a Terra girava em torno do Sol.(homem é o centro).  

Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas.  

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.

A Pré-Reforma foi o período anterior à Reforma Protestante no qual se iniciaram as bases ideológicas que posteriormente resultaram na reforma iniciada por Martinho Lutero.

Perguntas interessantes