História, perguntado por GiiLoredo, 1 ano atrás

Preciso de um trabalho sobre A idade média e os Mosteiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Kssio
1
Os Mosteiros e a Cultura Monástica
Os Mosteiros - que surgem na Europa desde o século VI - atraíram a todos os espíritos reflexivos e ascéticos. Tendo como pioneiro, São Bento, que havia estabelecido para o Convento que fundou em Monte Cassino, perto de Nápoles, uma regrea muito severa; segundo ela, uma das atividades a que deviam dedicar-se os monges era o estudo e a cópia de manuscritos. Assim, resultou que, desaparecendo todo ambiente propício à cultura na vida civi, os mosteiros se transformaram nos únicos centros de estudo. Não somente porque era próprio dos monges dedicar-se à leitura e à reflexão, mas também porque os mosteiros foram os únicos lugares onde se guardavam os poucos manuscritos.
Ali eram guardados com zeloso cuidado, e como os monges avaliavam sua importância e sabiam que outras comunidades desejavam conhecê-los, dedicaram-se a fazer cópias, o que assegurava a sobrevivência de muitas obras antigas.
Já vimos como nos primeiros tempos da Idade Média apareceram monges que alcançaram um grande saber. Essa tradição se manteve na época feudal, embora declinasse em algumas regiões; entretanto, em São Martinho de Tours, em Fulda, em São Gall, em São Domingos de Silos e em muitos outros mosteiros, abundaram monges habituados ao estudo e à meditação, cujo esforço, se não se realizou em obras, garantiu ao menos a conservação do saber para épocas mais propícias.
Uma atividade importante dos mosteiros foi, frequentemente, a redação de anais senhoriais ou reais, compostos a pedido de quem desejava deixar memória de suas faças. Graças a isso - e aos simples anais dos próprios mosteiros - possuímos uma rica coleção de informações sobre a vida daquele tempo. Além disso, costumava haver nos conventos escolas em que se ensinavam as artes liberais, a teologia e a filosofia. Neste último campo destacou-se, entre outros, Pedro Abelardo (1079-1142), e também Bernardo de Clairvaux, com quem aquele manteve famosa polêmica, além do Seráfico e Revolucionário São Francisco de Assis, que em 1209, fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores. Dessa forma, reflete a mais clara essência da Idade Média que foi marcada pela Soberania Hierárquica e Hegemonia Ideológica, Religiosa, Política, Econômica e Social da Igreja Católica na Sociedade Feudal.

GiiLoredo: Obrigada !!
Kssio: De nada. Qualquer dúvida, estou a disposição.
Perguntas interessantes