Sociologia, perguntado por bia2062, 1 ano atrás

preciso de um texto sobre: o que você entende pelo direito a liberdade?? ME AJUDEM


MelWalker312: Pode ser um texto falando sobre?

Soluções para a tarefa

Respondido por FredericoMattar
2
No artigo 1°, A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Afirmação, esta, que foi dita por muitos filósofos e estudiosos da natureza e do comportamento dos seres humanos. Entretanto, observa-se que milhares de seres humanos nascem e sobrevivem sem a possibilidade de agirem como indivíduos livres.

Para que se considere que uma pessoa é livre, é substancial que essa pessoa possa tomar sua decisões sobre o que pensar e fazer e que seus sentimentos sejam respeitados pelas outras, portanto, o direito de ser livre deve estar presente no plano da consciência. A liberdade de pensamento, de opinião e de sentimento constitui parte do direito à liberdade, direito que deve ser assegurado a todos os seres humanos.

Todavia, o direito à liberdade não deve ser restrito ao pensamento e ao sentimento das pessoas. É imprescindível que esse direito seja empregado em ordens práticas, ou seja, em ações cotidianas, como a liberdade de escolher o seu modo de vida e planejar o seu futuro - definir sua profissão, por exemplo -, conforme o seu gosto e capacidade.

Afim de controlar a vida e o comportamento de um indivíduo (ou uma camada social), indivíduos, instituições, ou mesmo o governo; interferem no direito à liberdade dos cidadãos. Esses regimes - regimes em que o poder é exercido arbitrariamente por uma pessoa ou um grupo de pessoas - têm recebido diferentes nomes através da História, como absolutismo, tirania, ditadura, sistema totalitário, mas são essencialmente iguais.

É lição da História que, mesmo nas sociedades mais injustas e tirânicas, sempre houve os que continuaram livres, porque não se renderam nem se acomodaram. Esses foram o núcleo de resistência, o ponto de partida para profundas mudanças, que posteriormente ocorreram. A liberdade tem sido e poderá ser ofuscada muitas vezes, mas nunca morrerá, porque é inerente à condição humana.

Att. Frederico Mattar
Perguntas interessantes