preciso de um texto sobre como combater a lgbtfobia com suas palavras pfvv
Soluções para a tarefa
Ora, sempre haverá LGBTfobia. Esse pensamento não é pessimista e nem cético. É muito difícil mudar o mundo sim! Por outro lado, ações micro podem reverberar de modo positivo entre diferentes povos e nações. E qual é o caminho para ações micro? Levantar a bandeira da educação, libertadora e transformadora. Ela é essencial para mudar toda uma cultura, um saber arraigado, não advindo dos mestres do saber, mas se assim posso dizer, dos contramestres. Termo utilizado para designar um profissional do marinha encarregado de coordenar todo o trabalho dos marinheiros. Expressão utilizada para designar também postos de sargento. Aproprio-me desse termo, para expressar o quanto o discurso sexual e de gênero é controlado sob pressupostos da moral e dos bons costumes familiares, sendo comandado, ordenado e coordenado por meio de normas binárias e heterossexuais, excludentes de todas as outras formas de fazer-se sujeito.
É nesse sentido que amor e respeito, são preciosidades em tempos de combate à LGBTfobia. Estima social, esse desejo de ser amado o tempo inteiro pelo outro faz parte da nossa vivência – nos afirmamos a partir do olhar do outro. Não digo sobre aquele olhar que isola e abandona o outro, mas aquele olhar que reconhece o outro e pode até abandoná-lo, mas sem isolá-lo, ou seja, abandona para libertá-lo a fim deste outro autoafirmar-se e autodeterminar-se, ou seja, fazer-se sujeito. Isso pode ser entendido como uma foma madura de respeito e amor, expressão do silêncio do amor para emancipação do outro, que não deve desejar e se expressar do mesmo modo como eu desejo e me expresso, mas diferente de mim, por seu desejo e expressão serem particularidades do seu ser – do seu existir, se fazer e se constituir.
Esse é o empenho que devemos nos esforçar e assim criarmos vínculos de solidariedade com o outro – diferente de mim em tudo, muito além da sua orientação sexual e expressão de gênero. O respeito e o amor nos aproxima de um afeto poderoso, a alegria. A alegria de estar com o outro que compreende e afirma a diferença em tempos tão sombrios como os que estamos vivendo. É por isso que é preciso multiplicar as vozes da alteridade. Mais silêncio do amor por favor!