Preciso de um texto (redação) com o tema, a importância da resiliência nos jovens do Brasil no século XXI
Porrr faaavoorr,é urgentee!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Juventude agrega diversas interpretações pela própria condição intermediária entre a criança e o adulto e, muitas vezes, é tomada como sinônimo de adolescente. É fundamental considerar que os conteúdos, a duração e a atribuição de significados sociais aos diferentes momentos de vida são culturais e históricos. Nesse sentido, infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice são construções socio-históricas1,2.
Há certo consenso em considerar como jovem o grupo etário de 15 a 24 anos, reconhecendo dois subgrupos de idades com características distintas socioculturalmente: 15 a 19 anos e 20 a 24 anos, sendo o primeiro reconhecido como adolescente3. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)4 considera a faixa de 12 a 18 anos como adolescente.
De acordo com Abramo5, podemos supor que a juventude seja um barômetro das mudanças sociais, pois a reconhecemos como uma geração responsável pela transmissão de valores ou pela ruptura de determinados padrões. Desse modo, ela pode ser tomada como responsável pela transgressão de mecanismos que presidem a integração social. Mais que isso, ela é usualmente analisada a partir da ótica de "problema social" quando se afasta das expectativas sociais nela depositadas.
Promover o desenvolvimento saudável da juventude é um dos mais importantes investimentos que uma sociedade pode fazer. Nesse sentido, o reconhecimento e a valorização das características individuais facilitadoras para o envolvimento efetivo no desenvolvimento de ações orientadas para a promoção à saúde são fundamentais, ainda mais em nossa sociedade com padrões de desigualdades sociais marcantes, ocasionando inserções sociais precárias, particularmente entre os jovens, que crescem em situações de adversidades, que limitam seu pleno desenvolvimento, necessitando de esforços individuais e apoios externos para superar essas condições.
Nesse cenário, um instrumento conceitual que se tem trabalhado na abordagem dessas situações e contribuído para formulação de ações é o conceito de resiliência, que segundo Bernard é "a capacidade de um indivíduo de reagir diante as adversidades, o que implica um conjunto de qualidades que fomentam um processo de adaptação exitosa e de transformação, apesar dos riscos e da própria adversidade vivida de exclusão social".
O termo resiliência tem sua origem do latim, resilio, que significa voltar atrás. A psicologia apropria-se desse conceito e redefine como a capacidade de o indivíduo, ou a família, enfrentar as adversidades, ser atravessado por elas, mas, conseguir superá-las. Portanto, resiliência não pode ser entendida como uma qualidade inata ou que se adquire naturalmente durante a vida. Ela deve ser entendida como um ganho adquirido num processo interativo do sujeito e sua inserção no meio social.
Os jovens brasileiros do século XXI precisam ser cada vez mais resilientes frente aos obstáculos vivenciados em diversos aspectos sociais dessa sociedade.
Nesse sentido, a juventude precisa estar cada vez mais consciente e informada de seus direitos e da forma correta de se posicionar, cuidando e preservando a saúde mental, tendo em vista o desastre psicológico vivido atualmente em detrimento da geração passa não ter cuidado do emocional.
Por isso, os jovens precisam ser cuidadosos consigo mesmos, bem como estarem atentos ás mudanças sociais, para não se curvarem à ditadura do medo, do cerceamento da liberdade, da censura e das crenças limitantes que a vida lhes quer tantas vezes impor.
Aprenda mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/26489688