História, perguntado por dragoncyterpa0dye, 1 ano atrás

Preciso de um texto pequeno pra hoje sobre a monarquia romana

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Recebe o nome de Reino de Roma, monarquia romana (ou Regnum Romanum, em latim) o período da antiga civilização romana em que esta se encontrava organizada sob um sistema monárquico. A história da Roma monárquica se inicia em 753 a.C., com a sua fundação, terminando em 509 a.C. com a deposição do rei e o estabelecimento da República Romana.

Quase todos os fatos do período monárquico estão envoltos em lendas, afinal poucos registros daquela época sobreviveram. Assim, esses monarcas são conhecidos especialmente a partir da tradição oral, o que fez com que fossem denominados "reis lendários", pois tanto a existência deles quanto seus governos carecem de fontes.De qualquer modo, os relatos indicam que, Rômulo, como fundador da cidade, reinou sozinho até a sua morte. Depois, o governo teria sido entregue por um breve período a poderosos senadores, mas, logo, os cidadãos exigiram um novo rei.

O escolhido seria Numa Pompílio, um sabino, que carregou a fama de ser um homem de paz e rei sábio. Ele teria ordenado a criação de leis mais justas, e optado por não combater os vizinhos de Roma. Acredita-se ainda que sob seu governo ele teria desenvolvido o calendário romano original, baseado nos ciclos da lua.



jadithalia64: Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo hereditário e vitalício, sem qualquer consulta ao povo. O local onde o monarca vive e trabalha é chamada corte, e os cidadãos de uma monarquia são referidos como súditos. Tal sistema de governo predominou em todas as sociedades humanas até o final do século XIX, momento em que o regime republicano passa a ser preferido pela maioria dos países.
joaovitornunesp4d76l: Minha resposta ficou um pouco mais resumida, olha aí.
Respondido por joaovitornunesp4d76l
1
Durante a monarquia, Roma foi governada por um rei, pelo senado e pela Assembleia Curial. O rei possuía funções militares, religiosas e era também um juiz. O senado era um conselho formado por anciões, responsáveis pela chefia das grandes famílias. A Assembleia Curial eram os cidadãos (soldados, membros de clãs). Os principais grupos da sociedade romana eram os patrícios, clientes, plebeus e escravos. Sérvio Túlio, foi o segundo rei, é tido como realizador de diversas formas que favoreceram os plebeus, promovendo famílias plebéias à condições de nobres, e com isso, fortaleceu o seu poder monárquico. Depois tivemos a queda, que consistiu em um movimento dos patrícios, contra a política popular.

Perguntas interessantes