Português, perguntado por rickfree, 9 meses atrás

preciso de um Texto expositivo sobre o racismo no Brasil urgente pfvr


rickfree: no minimo 30 linhas
rickfree: preciso disso pra hoje
rickfree: pfvr me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por joycesb66
3

Resposta:

É essa naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Um processo que atinge tão duramente — e diariamente — a população negra.

No cotidiano da sociedade brasileira estão normalizadas frases e atitudes de cunho racista e preconceituoso. São piadas que associam negros e indígenas a situações vexatórias, degradantes ou criminosas. Ou atitudes baseadas em preconceitos, como desconfiar da índole de alguém pela cor de sua pele.

Outra forma comum de racismo é a adoção de eufemismos para fazer referência a negros ou pretos, como as palavras “moreno” e “pessoa de cor”. Essa atitude evidencia um desconforto das pessoas, em geral, ao utilizar as palavras “negro” ou “preto” pelo estigma social que a população negra recebeu ao longo dos anos.

Essas ações reverberam nas instituições públicas e privadas. No Estado e nas leis que alimentam a exclusão da população negra. Elas se materializam, por exemplo, na ausência de políticas públicas que possam promover melhores condições de vida a essa população.

Explicação:

Por que essa discussão importa?

As questões raciais são estruturantes porque fazem parte da construção das nossas sociedades. As subjetividades que nos compõem — os nossos preconceitos, por exemplo — acabam construindo as relações sociais que estabelecemos. E essas relações estão impregnadas de uma construção histórica equivocada, que mantém a população negra em posição de subalternidade.  


rickfree: preciso no minimo 30 linhas
rickfree: consegue me ajuda?
joycesb66: até antes de explicação serve??
rickfree: sim
rickfree: só que preciso de mais um pouco
rickfree: pois tem que dar 30 linhas
joycesb66: e dps de explicação ainda falta??
joycesb66: Para falar sobre os efeitos do racismo na sociedade brasileira é preciso encará-lo como um fenômeno essencialmente transversal. É preciso entender que ele forma uma teia de violências que afeta jovens, homens e mulheres encarceradas e encarcerados; que define os mecanismos que regem o tráfico de mulheres e meninas; que afeta a vida da população LGBTQI+, da população quilombola e ribeirinha;e que explica o preconceito contra as religiões de matriz africana, ameaçando seu direito de existir.
Perguntas interessantes