Sociologia, perguntado por princesadadisney44, 1 ano atrás

preciso de um texto dissertativo argumentativo sobre as principais teorias dos autores contratualistas, com no mínimo 25 linhas!! me ajudem, pf

Soluções para a tarefa

Respondido por milyrufino2002
1

O  ser humano possuía uma forma de vida anterior à que vivemos hoje em nossas sociedades, um estado em que apenas os instintos e as qualidades intrínsecas do ser humano serviam de mediadores de nossas ações , Os autores do contratualismo acreditavam que o Estado civil era uma entidade fabricada, isto é, que não havia surgido gradualmente e de forma espontânea.

Em ambos casos , os problemas do homem em seu estado natural surgiram a partir do inevitável convivo social. O homem natural de Locke, apesar de ser naturalmente racional, não era invariavelmente “bom”. Nesse sentido, o contrato social seria um acordo entre os membros de uma sociedade, em que todos reconheceriam a autoridade de um governo, depositariam a legitimidade do uso da força e confiariam a proteção de suas liberdades individuais. Dessa forma, apenas o governo instituído teria a capacidade de agir por intermédio da força de forma legítima.

Assim, seria instituída uma única entidade, juiz de todas as causas, constituída por homens que deveriam agir como juízes em nome de toda a comunidade, sempre em favor do bem comum. Essa entidade teria seu poder legitimado por aqueles que vivem sob a sua jurisdição, ou seja, os homens que compõem a sociedade em que esse corpo jurídico deve atuar, que encarregaram essa entidade de exercer o seu direito natural de julgar e punir qualquer delito cometido contra o corpo social. Nesse contexto, haveria uma ameaça à liberdade dos indivíduos, já que a justiça nem sempre seria o desejo de todos. Além disso, amor próprio dos indivíduos ainda seria muito maior que o amor pelo próximo, o que nublaria a capacidade de julgamento.


Perguntas interessantes