Preciso de um texto argumentativo sobre DISCRIMINAÇÃO SOCIAL (lembrando que, discriminação social é a segregação e exclusão social dos indivíduos discriminados, que se veem menos representados e marginalizados na sociedade, logo se trata de classes sociais)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O racismo e a discriminação a qualquer título são abomináveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raça, do sexo, da idade, da profissão, etc...
O Brasil é um país de cultura escravocrata e com grande miscigenação de raças, fatores estes que contribuíram para a existência de diversidades de culturas, valores e crenças. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vários anos de exploração econômica do proletariado, aos 350 anos de escravidão negra e da subseqüente abolição sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condições mínimas para eles subsistissem; além das desigualdades relativas às mulheres, aos idosos e às crianças, que também foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil.
Espero ter ajudado.
Sucesso
Resposta:
A discriminação social começa a partir do momento que um indivíduo ou grupo de indivíduos são excluídos e/ou humilhados perante a "maioria", por causas diversas como, classe, gênero, valores aquisitivos, nacionalidade, raça, etnia, entre outros.
Normalmente a discriminação é voltada para os indivíduos menos favorecidos, que são tratados como marginais, pobres e com pouco valor ao mercado, porém esses indivíduos fazem a base da nossas sociedade, como na época dos feudos. Já naquela época a parcela mais pobre se submetia ao trabalho pesado para alimentar a parte nobre do reino e mesmo sendo tratados quase como animais continuaram a se submeter aos maus trato, não para viver e sim sobreviver.
Outro exemplo muito forte é para quem já assistiu uma noite de crime. Essa trilogia presenta exatamente a discriminação social.
Pegando como exemplo o 1° filme, fazendo uma breve explicação, uma família que mora em um bairro de luxo está se preparando para o dia anual do expurgo, um dia que serve para se libertar de toda a raiva e mal que se tem dentro dos EUA e resolver o problema de super lotação das cadeias. A ideia consiste em 12 horas em que todo e qualquer tipo de crime está liberado, não importando o culhão. Pode-se matar, roubar, estuprar e o que der na telha durante essas 12 horas. A policia fica inativa juntamente com os primeiros socorros e qualquer ajuda possível nesse dia.
A família citada, pelo menos os dois mais velhos, apoiam o expurgo totalmente, mas os dois mais novos repudiam toda e completamente a ideia de matar e roubar sem qualquer freio. (In)Felizmente o garoto mais novo tem compaixão e quando o evento começa a acontecer ele aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.
Parando para analisar a solução que o governo dá para os problemas de superlotação das cadeias, problemas econômicos, de roubos e assassinatos é um tanto sádico escolher um dia para se tornar um feriado “sem regras”.
A data da purificação feita para melhorar a situação econômica, na verdade, é como uma caçada aos menos favorecidos. Os ricos ficam em sua ilha de felicidade particular dentro de suas casas, com seus sistemas de segurança caros e suas armas de alto nível, enquanto os sem tetos, intitulados de “porcos imundos” são caçados apenas para a diversão e “purificação” da classe alta.
E claro, o sistema não permite que ninguém acima do nível 10 (Presidentes, senadores, ministro, etc...) seja mordo ou sofrerão pena. Um pouco hipócrita, não?
Na verdade dentro desses termos temos muito mais hipocrisia e se formos pensar no nosso estilo de vida é muito fácil ver a classe alta lutando lutas que não são delas, apenas para se mostrarem generosas, mostrar o seu poder e usar causas nobres em bens próprios.
Bem é isso, espero ter ajudado... Não é bem um texto argumentativo (ele não segue exatamente as regras), mas você pode usá-lo de base.