preciso de um resumo sobre parnasianismo alguém me ajuda
Soluções para a tarefa
Parnasianismo é uma estética literária do século XIX, contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo. Trata-se de uma estética em reação ao sentimentalismo idealizante do romantismo. Em 1871 foi publicado o Parnasse Contemporain, donde surgiu o nome parnasianismo.
Inspirado no poeta francês Pierre Jules Théophile Gautier e na poesia do realista Charles Baudelaire, o parnasianismo repete o mesmo gosto pelo ideal positivista e pela objetividade da ciência. Gautier defendia que a palavra deveria ser objeto do poema. A beleza poesia deveria ser alcançada por um trabalho obstinado, incansável, que buscasse o rigor da forma, descartando a inspiração. Desse ideal nasce a teoria da “arte pela arte”. Assim, a poesia se torna descritiva com poucas figuras de linguagem, com verso rebuscado comparado à joia lapidada.
Em Portugal, o parnasianismo não apresentou muita representatividade. Alguns poemas de Antero de Quental poderiam enquadrar-se na estética parnasiano, entretanto a grande parte da obra do autor é realista. No Brasil, o parnasianismo teve mais representatividade como nomes como Olavo Bilac e Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Segundo Castello apenas no Brasil e na França houve um movimento parnasiano que se destacasse.
Parnasianismo brasileiro
Seguindo o exemplo francês, o parnasianismo brasileiro defende a “arte pela arte” e segue as mesmas características.
Olavo Bilac foi o mais reconhecido nome da poesia parnasiana brasileira. Inspirando-se nos mestres franceses, compôs verdadeiras obras primas como o poema Via láctea. Esse poema faz parte do livro Poesias publicado uma primeira vez 1888, reeditado em 1902 (quando acrescenta Via láctea) e uma terceira vez em 1921. Da obra, o poema XIII tornou-se talvez o mais conhecido.
Em 1822, quando o Brasil se tornou independente de Portugal, algo importante aconteceu para a Literatura e para as artes de um modo geral: elas também deixaram de ser tão condicionadas pelo que se produzia na Europa. Embora a literatura brasileira tenha sempre recebido influências do que vinha de fora, a partir de 1822, a tendência foi a produção de uma arte cada vez mais com a cara do país. E é por isso que todas as escolas literárias que surgiram depois do Romantismo (que coincide com esse período de independência) são de extrema importância para o estabelecimento da nossa identidade cultural. Uma dessas escolas é o Parnasianismo, caracterizado pela produção de poemas e que coincide com o mesmo período do Realismo e do Naturalismo.