preciso de um resumo sobre o Inicio da Colinização
Soluções para a tarefa
Inicialmente, os navegantes e os empreendedores portugueses desejavam aproveitar o contexto econômico da alta rentabilidade das especiarias (produtos das Índias orientais, como o açúcar, o cravo, a pimenta-do-reino, dentre outras), pois a margem de lucro era altíssima, chegando a 6.000%, como o obtida pelo navegante Vasco da Gama.
Nesse sentido, a colonização ou invasão por Portugal das terras que hoje formam o Brasil requeria um alto investimento e não trariam um retorno financeiro rápido nem seguro, tal como o proporcionados pelas especiarias, sendo um projeto deixado de lado por mais de trinta anos.
Além disso, o pau-brasil, entre outros produtos comerciais interessantes dessas terras, não requeria a presença continuada no território, haja vista que sua obtenção era mais fácil através do escambo com os índios (eles o cortavam em troca de bugigangas).
Para completar a situação, as tribos indígenas brasileiras viviam na idade da pedra, sem grandes civilizações que permitissem acúmulo de riquezas ou uma estrutura social ampla e já organizada, como as roubadas e dominadas pelos espanhóis, os chamados incas e astecas.
Desse modo, apenas quando o comércio com as especiarias deixou de ser tão rentável e Portugal já havia desenvolvido a tecnologia para o cultivo da cana-de-açúcar (uma espécie oriunda das Índias) nas ilhas de Madeira e Açores; bem como outras nações europeias (especialmente a França) ameaçavam tomar partes do território que hoje formariam o Brasil, Portugal promoveu o sistema de capitanias hereditárias como um modo de transferir para particulares os enormes gastos com a colonização / invasão da América.
Exceto por Pernambuco e São Vicente, esse sistema de capitanias hereditárias sem um governo geral no novo território falhou, pois os índios lutaram bravamente contra as invasões e a escravidão.
Para superar essas dificuldades iniciais, os portugueses conseguiram se aliar a algumas tribos, obtendo acesso aos segredos e recursos humanos suficientes para vencer as tribos inimigas. Isso resultou, por exemplo, em utilizamos o termo "tupiniquim" para nos referirmos a nós mesmos, haja vista que a tribo dos tupiniquins foi uma que se aliou aos portugueses. Essas tribos parceiras os auxiliaram, especialmente através dos descendentes entre ambos, os mamelucos, a conhecerem os segredos e as técnicas de sobrevivência no Novo Mundo.
Contribuindo para o êxito do projeto colonizador, os jesuítas eram bem organizados, estudiosos, e práticos, trocando experiências sobre as práticas de catequização no mundo inteiro, analisando quais tinham êxito ou não, bem como apropriando-se das culturas locais para melhor converterem.
Dadas as dificuldades com os escravos indígenas, pois muitos morriam em razão das epidemias, outro elemento importante para a colonização / invasão portuguesa da América foi a escravidão de negros da África, que era praticada pelos próprios africanos e pelos árabes, de maneira que eles já estavam acostumados ao trabalho, sendo uma mão-de-obra amplamente utilizada nas lavouras de cana, de modo que os maiores estados produtores de cana-de-açúcar ainda hoje apresentam boa parte da população composta por afrodescendentes.
Vale ressaltar que a maior parte da sociedade da época, mesmo nas cidades, era composta por índios, escravos e uma pequena quantidade de brancos, em geral, homens portugueses. Nesse sentido, com a quase absoluta ausência de mulheres europeias, a miscigenação foi um fator importante para a formação da sociedade da época, influenciando ainda hoje a composição étnica do povo brasileiro.
Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.
Bons estudos!
Resposta:Colonização Grega
No período Arcaico, entre os séculos VII e VI a.C., inúmeros gregos deixaram suas cidades, dirigindo-se para diversas áreas do litoral do mar Mediterrâneo e do mar Negro. E lá fundaram colônias.
Causas
Crise econômica nas cidades - Estado e conflitos entre a nobreza exploradora e a maioria do povo geraram um clima de tensão social, que teve como válvula de escape o movimento de colonização. Entre as causas específicas da colonização destacam-se:
1- o aumento da população em várias cidades;
2- a produção insuficiente de alimentos;
3- aspiração dos artesãos bem - sucedidos por novos mercados;
4- busca de melhores condições de vida pelos camponeses;
5- fuga dos homens livres endividados, para evitar que fossem feitos escravos.
Consequências
O movimento de colonização teve como principais consequências:
1- a fundação de importantes cidades, como Bizâncio (depois, chamada Constantinopla), Marselha, Odessa, Siracusa, Nápoles, Nice e Cretona;
2- a difusão da cultura grega pela Europa mediterrânea, norte da África e Ásia Menor;
3- A expansão do comércio marítimo, que movimentou a troca de produtos como armas de metal, cerâmicas, cereais, peles, madeiras e perfumes.
FONTE: LIVRO HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO BRASIL E GERAL, VOLUME ÚNICO AUTOR GILBERTO COTRIM
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/889954#readmore
Explicação: