História, perguntado por AlanSeck3754, 1 ano atrás

preciso de um resumo sobre o cangaço uma guerra sem fim no sertão por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por Liiy27
3
A organização de bandos armados conhecidos como cangaceiros esta diretamente relacionada com a situação da vida dos sertanejos, é bem anterior  a República Velha, provavelmente nasceram da disputa entre famílias poderosas ou senhores de terras, provocada pela concentração de renda e dos latifúndios, pelas secas e pelo poder político e econômico dos grandes proprietários de terras ( coronéis).Em sua primeira fase do cangaço, os grupos armados eram sustentados por chefes políticos locais, que lhes davam casa, comida e muitas vezes um pequeno pedaço de terra em troca de proteção armada nas disputas políticas com os adversários. Em um segundo momento, formaram-se bandos que atuavam de maneira independente: eles atacavam as fazendas, saqueavam o comércio e matavam de acordo com suas regras. O termo cangaço, deriva-se de  ‘’canga’’, ou ‘’cangalha’’, peça geralmente feita de madeira ou de ferro usada para prender o boi pelo pescoço. Provavelmente receberam esse nome porque carregava um clavinote (espingarda curta) cruzando o corpo, como um boi preso a uma canga.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, é considerado um gênio no que fez. Além do título de Rei do Cangaço, era poeta, compositor - criou o Xaxado, uma variante do Baião - e costureiro. 
O cangaceiro que se tornou mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nascido por volta de 1898, no estado de Pernambuco, cresceu rodeado por disputas violentas entre famílias rivais, o próprio pai dele foi vitima desses conflitos, disposto a vingar a morte do pai, Lampião e seus irmãos ingressaram no bando de Sinhô Pereira, seis anos depois, em 1922 ele assumiu a chefia do bando.

Perguntas interessantes