Filosofia, perguntado por 92608877, 1 ano atrás

Preciso de um resumo sobre esses três parágrafos.

Interlocutor ativo dos teóricos da filosofia analitica da linguagem, para Habermas o critério da verdade não se fundamenta na correspondência do enunciado com os fatos, mas no consenso discursivo. Essa postura o encaminha para elaborar a ética do discurso.
O problema surge quando a racionalidade instrumental se estende para outros dominios da vida pessoal nos quais deveria prevalecer a ação co- municativa. Nesse caso, ocorre o empobrecimento da subjetividade humana e das relações afetivas. Isso porque a razão instrumental não avalia as ações por serem justas ou injustas, mas pela sua eficácia. As ações orientam-se pela competição, pelo individualismo, pela obtenção de rendimento máximo.
A saída, porém, não está em recusar a ciência e a técnica, mas em recuperar o agir comunicativo naqueles espaços em que ele foi "colonizado" pelo agir instrumental. Do ponto de vista político isso significa, para Habermas, que a emancipação não mais depende da revolução, como propôs Marx, mas do aperfeiçoamento dos instrumentos de participa- ção dentro da sociedade, respeitando-se o estado de direito.​

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelleazevedo
0

Explicação:

desculpe, mas não entendi nada

Perguntas interessantes