História, perguntado por geovannesantos7, 9 meses atrás

Preciso de um resumo sobre:
• A primeira guerra e o colapso econômico da Rússia
- No máximo 200 palavras e no minimo 60 palavras.

Soluções para a tarefa

Respondido por eeveellution
1

Resposta:

Acho que fiz mais de 200 palavras.

Explicação:

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Rússia czarista experimentou a fome e o colapso econômico. Desmoralizado, o exército russo sofreu graves reveses militares e muitos soldados desertaram das frentes de batalha. A insatisfação com a monarquia e sua política de continuar na guerra cresceu. O Czar Nicolau II abdicou em fevereiro de 1917, após agitação generalizada em Petrogrado.

Instalou-se um governo provisório liderado pelo príncipe Georgy Lvov, depois por Alexander Kerensky, mas manteve-se comprometido com a guerra, já que fazia parte da Tríplice Entente, apesar dos apelos generalizados de algumas forças políticas da Rússia para se buscar uma solução pacífica. O governo interino também adiou a aprovação da reforma agrária exigida pelos camponeses, que representavam mais de oitenta por cento da população.

Entre os militares, motins e deserções eram difundidos pelos recrutas. Os intelectuais estavam insatisfeitos com o ritmo lento das reformas. A pobreza agravava-se e as disparidades de renda e as desigualdades cresciam, ao passo que o governo provisório tornava-se mais e mais autocrático e parecia prestes a sucumbir a uma junta militar. As condições em áreas urbanas foram um terreno fértil para a revolução.

Ficheiro:Leninposter.jpg

Poster propagandístico com a figura de Lenin. A legenda em russo: Lenin viveu, Lenin vive, Lenin viverá!

Entre fevereiro e outubro de 1917, o poder do governo provisório foi consistentemente questionado. Um sistema de "dualidade de poderes" surgiu, mas com o Governo Provisório Russo, no poder nominal, cada vez mais encontra a oposição do Soviete de Petrogrado, controlado pelos mencheviques e os esquerdistas, ambos partidos socialistas politicamente à direita dos bolcheviques. O Soviete decidiu não forçar mais mudanças no governo por causa de sua crença de que a Revolução de Fevereiro foi uma revolução democrática burguesa na Rússia, que seria responsável pela implementação de reformas democráticas e, por sua vez levariam a uma revolução proletária. No entanto, seguiu sendo um órgão extremamente poderoso.

Os fracassos nas ofensivas militares no verão de 1917 e os protestos na capital levaram as tropas a se colocarem nas cidades até o final de agosto para restaurar a ordem. Em vez de forçar a paz, porém, juntaram-se aos amotinados e o governo e os militares caíram em desgraça. Durante este tempo, o apoio do Partido Bolchevique foi crescendo e um dos seus protagonistas, Leon Trotsky é eleito presidente do Soviete de Petrogrado, que também foi diretamente responsável pela defesa da cidade e, portanto, pelas forças militares da cidade .

Em 24 de outubro o Governo Provisório moveu-se contra os bolcheviques, prendendo ativistas e destruindo materiais de propaganda. Os bolcheviques foram capazes de apresentar isso como um ataque contra os Sovietes e ao Povo, e chefiaram o Governo Provisório, assumindo o controle em 25 de Outubro. Os mencheviques e os socialistas-revolucionários de direita, irritados com os atos em nome dos Sovietes, deixaram o órgão, deixando-o no controle dos bolcheviques e outros revolucionários socialistas de esquerda. Em 25 outubro de 1917, foi estabelecido o Sovnarkom para ser formalizado pela Constituição russa de 1918 como o braço administrativo do Congresso dos Sovietes, em 6 de janeiro de 1918, o VTsIK ratificado pelos bolcheviques dissolveu a democraticamente eleita Assembleia Constituinte Russa, que visava estabelecer uma República Federal Democrática Russa não-bolchevique da forma de um governo permanente estabelecido em sua sessão de Petrogrado entre 5-6 em 1917.


geovannesantos7: Boa porém muito extensa,mas mesmo assim obgdo pela sua atenção !!!
Respondido por nicollygabriellybc
1

Resposta:

Após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, o império austro-húngaro declara guerra à Sérvia, mas esta tinha uma aliança com a Rússia que, por sua vez, declara guerra ao império austro-húngaro. Como desde o século XIX havia uma forte política de alianças entre as principais nações europeias, o que se segue são seguidas declarações de guerra entre estas até que o conflito atinja aquela proporção que nós conhecemos: mundial.

Embora a Rússia tenha entrado na guerra, sua situação interna não era das mais favoráveis: constantes crises de fome, superexploração dos trabalhadores (urbanos e rurais), assim como movimentos que contestavam o poder do czar. Nos campos de batalha a situação dos combatentes russos não era melhor, pois os soldados eram obrigados a racionar munição e sofriam com a superioridade bélica dos inimigos – a Rússia não tinha condições financeiras para manter seus soldados na guerra.

A entrada da Rússia na guerra serviu para acirrar os ânimos entre os opositores do regime czarista. Em 1917 estoura a chamada Revolução Russa e, em outubro deste mesmo ano, após a subida dos bolcheviques ao poder, a Rússia finalmente deixa a guerra

Explicação:

isso foi oq eu achei aqui no livro espero ter ajudado :)


geovannesantos7: Boa resposta ,Vlw !!!
nicollygabriellybc: :)
Perguntas interessantes