História, perguntado por mariliammpg13, 1 ano atrás

preciso de um resumo nao muito grande sobre a guerra fria
!! plys !!
por favor urgent

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3
A Guerra fria foi um período marcado entre o fim da segunda guerra mundial, em 1945 até meados de 1991, ano em que a URSS foi extinta. Foi um conflito ideológico e tecnológico travado por Estados unidos e URSS(União das repúblicas socialistas soviéticas) onde os Estados unidos buscavam aliados para o seu bloco Capitalista e a URSS que buscavam o aliados para o seu bloco Socialista, e com isso alcançar a hegemonia política e econômica mundial.

mariliammpg13: obgd me ajudou muito vlw !!!
Respondido por Casely
5
A Gerra Fria foi caracterizada pela tensão política internacional, com disputas por áreas de influência capitalista (EUA) e socialista (URSS). Os Estados Unidos e a União Soviética viveram um estado de guerra não declarada.
Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA tiveram sob área de influência os países da Europa ocidental, enquanto a parte oriental ficou sob tutela da União Soviética. Em fevereiro de 1947, Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, admitiu a necessidade de enviar auxilio político aos países ameaçados pelo comunismo (Doutrina Truman). No mesmo ano criou-se o Plano Marshall, que destinou ajuda econômica aos países da Europa, fortalecendo econômicamente os alidaos da Casa Branca.
Em 1949, foi criada uma aliança militar de defesa do acidente (A Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN), liderada pelos Estados Unidos com objetivo de conter as fronteiras socialistas no continente europeu.
Em 1955, a URSS e seus aliados criaram o Pacto de Varsóvia, aliança militar liderada por Moscou.
Na Alemanha, encontrava-se o maior foco de tensão entre EUA e URSS. Berlim ocidental (capitalista) foi beneficiada com a entrada de recursos, enquanto o lado oriental mantinha a penúria típica do pós-guerra.
O Território alemão ficou até 1989 divido em dois lados, o lado socialista, que passou a ser chamado de República Democrática Alemã (ou Alemanha Oriental), com capital em Berlim Oriental e do outro lado, ficou sendo chamada de República Federal Alemã (ou Alemanha Ocidental), com capital em Bonn.
Em 1961, para conter fugas, o governo da Alemanha Oriental construiu o muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, com mais de 150 km de extensão e três metros de altura.
Entre outras consequências da Guerra Fria tivemos a corrida armamentista entre as duas superpotências, que resultou num grande arsenal nuclear, assim como a corrida espacial, que culminou com a chegada do homem a lua, em 1969 (feito realizado pelos Estados Unidos).
Nos anos 80, os países que faziam parte da URSS enfrentaram uma grande crise econômica. Baixos salários, falta de mercado para vendas e falta de produtos para abastecer a população soviética, além da falta de democracia geraram uma imensa insatisfação popular.
Em 1989, aconteceu a reunificação da Alemanha com a queda do muro de Berlim, ato que marcou simbolicamente o fim da Guerra Fria.
No início da década de 90, o então presidente soviético, Mikhail Gorbachev começou a implementar o Glasnost (reformas políticas  priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica), com isso a URSS estava disposta a criar uma política mais aberta e democrática. na sequência diversas repúblicas soviéticas começaram a retomar suas independências políticas.
Em 1992, a União Soviética foi desfeita, sendo esse o final da Guerra Fria.

O texto ficou grande, mas o assunto é realmente extenso. Se quiser faz um resumo de tudo isso ai, mas esses foram os pontos mais importantes no que diz respeito apenas a Guerra Fria.

Espero ter ajudado!

mariliammpg13: sim vai me ajudar mt obgd vlw !!!
Perguntas interessantes