preciso de um resumo do iluminismo ( não precisa ser muito grande)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
O que é o Iluminismo?
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Quais são as principais características do Iluminismo?
Características do Iluminismo
Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano. ... Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.
Qual foi a importância do movimento iluminista?
A importância do movimento iluminista está no surgimento das ideias que pregavam a liberdade, o desenvolvimento econômico e o fim do Absolutismo; sendo que elas motivaram a Revolução Francesa, o que marcou a Europa.
O que questionava o Iluminismo?
Ideias do Iluminismo
Alguns dos mais famosos pensadores iluministas foram Denis Diderot, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith e Voltaire. ... Também questionavam o poder absoluto dos monarcas para ditar leis e atacavam o direito divino, ou seja, a ideia de que os reis governavam por vontade de Deus.
Tomara que eu tenha te ajudado! ;3
O ilusminismo foi um movimento intelectual e filosófico, que surgiu na Inglaterra, França e Holanda no pós-Renascimento. Foi a ascensão da razão contra os ideais teológicos das Igrejas, o incentivo das liberdades política e econômica, críticas aos privilégios da nobreza, entre outras coisas. Dentre alguns filósofos do iluminismo podemos citar: John Locke, Voltaire, Rousseau, etc.