História, perguntado por amandamrd, 2 meses atrás

preciso de um resumo dessa página!​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por SamirFaheem
1

Resposta:

Nos primeiros anos da Primeira República, o processo de industrialização avançou rapidamente no Estado de São Paulo. O desenvolvimento de uma indústria têxtil foi favorecido pela instalação, desde 1891, de uma fábrica para produção de fios de algodão em larga escala. Esta indústria cresceu até se tornar uma das mais importantes fontes de emprego no Estado e, conseqüentemente, um campo muito atrativo para a imigração.

Foi durante este período que os imigrantes italianos chegaram ao Brasil e se estabeleceram principalmente em São Paulo.

O governo nesta época era uma república oligárquica; era dirigida por barões do café e poderosos industriais, entre eles Francisco Matarazzo. Na época, São Paulo tinha as condições políticas menos instáveis do Brasil, e era suficientemente estável para atrair investimentos estrangeiros.

A industrialização em São Paulo aconteceu em duas ondas: entre 1890 e 1914, e entre 1918 e 1930. Durante a primeira onda, inúmeros tipos de indústrias foram criados na cidade, incluindo a indústria leve (que produzia bens de consumo), a indústria pesada (como a mineração) e a indústria química. Durante a segunda onda, estas indústrias se expandiram rapidamente junto com a manufatura têxtil.

As indústrias paulistas eram controladas em grande parte por estrangeiros da Itália, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, França, etc. Elas foram atraídas para São Paulo por seu clima político estável e grande oferta de mão-de-obra barata. O governo brasileiro também ofereceu incentivos fiscais para empresas que investiram no crescimento - e muitas delas fizeram exatamente isso.

Explicação:

Espero que te ajude de alguma forma. Depois voce pode analisar o texto e acrescentar mais ideias de acordo com teu resumo e o que você achar interessante.

Bons estudos!^^


amandamrd: OBRIGADA!!
SamirFaheem: Por nada!
Perguntas interessantes