História, perguntado por v4mp1rekitty, 7 meses atrás

preciso de um resumo de até 200 palavras sobre a descolonização da africa, da Índia e a guerra de ópio

por favor me ajudem, valendo 20 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por dudarmignoni05
1

Resposta:

Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. A divisão do continente para exploração ocorreu na Conferência de Berlim, na Alemanha em 1885, nessa fizeram parte Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.

A partir dessa conferência ficou definida a divisão geográfica dos respectivos territórios a serem explorados. O processo de exploração das colônias africanas durou muito tempo, as conseqüências atuais são derivadas de váNo século XIX, após o período das guerras napoleônicas, a Europa voltou com seu forte ritmo comercial, as Índias Orientais eram os principais mercados de destino dos produtos europeus na época. China e Índia, por possuírem tamanha população, eram os mercados mais atraentes para os diversos produtos europeus, principalmente os ingleses, já que a Inglaterra era a maior potência da época e já caminhava para a segunda fase da Revolução Industrial.

Embora a Índia tivesse um mercado bastante aberto aos produtos estrangeiros, a China era exatamente o contrário: não tinha interesse em quase nenhum produto europeu, fechava sua economia, além de chamar os estrangeiros de “bárbaros”. O único produto que despertava o interesse chinês era o ópio, um entorpecente extraído da papoula que causa dependência química. Mesmo sendo ilegal, o uso do ópio na China se tornou massificado em 1834, gerando grandes lucros à Inglaterra. rios fatos históricos, sobretudo, da exploração. A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas.

Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.

Colonização Inglesa na Índia

A Índia sempre foi um atrativo para os povos vizinhos. Suas riquezas naturais e a fertilidade do seu solo atraíam invasores.

Ali conviviam milhares de etnias, separadas por religiões e idiomas diferentes, além do sistema de castas, que tornava a sociedade rigidamente hierarquizada.

Com a chegada do Império Mongol muçulmano e os europeus, no século 16, a história deste subcontinente mudaria.

Em 1600 chegam os representantes da Companhia das Índias Orientais, inglesa, a fim de comercializar com os indianos. Um século mais tarde, já tinham enclaves em Bombaim, Madras e Calcutá.

Explicação:

Perguntas interessantes