Preciso de um resumo A tecnologia e a transformação do espaço
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Todos sabemos que as paisagens e os lugares passam por transformações no decorrer do tempo. Essas transformações podem ser ocasionadas por fenômenos naturais ou pela ação humana. O espaço modificado pela ação humana, ou seja, por meio de atividades desenvolvidas pela sociedade, é denominado espaço geográfico.
Com o suo da inteligência, as pessoas criaram instrumentos e métodos de trabalho mais aperfeiçoados e eficazes, atendendo, assim,às suas mais variadas necessidades. A esse conjunto de conhecimentos, que é constantemente desenvolvido e aplicado na produção de instrumentos, máquinas, equipamentos e bens de consumo em geral, denominados técnica.
Tecnologia, ciência e as interferências no mundo atual
Nos últimos séculos, a humanidade presenciou um notável desenvolvimento das técnicas produtivas, decorrente de descobertas em diversos campos do conhecimento. Disso resultou grande número de invenções (máquinas, instrumentos, novos tipos de alimentos, de bens de consumo, etc.) ou seja, ocorreram importantes avanços tecnológicos. A aplicação do conhecimento científico na produção de bens materiais e no desenvolvimento de novos métodos de trabalho dá origem ao que chamamos de tecnologia.
O papel das tecnologias e a Primeira Revolução Industrial
O progresso da ciência, sobretudo a partir do século XVIII, proporcionou avanços tecnológicos que interferiram radicalmente na maneira de produzir mercadorias. Essa intensa transformação de processo produtivo ficou conhecida, historicamente, como Revolução Industrial. Essa transformação pode ser divididas em três etapas: a Primeira, a Segunda e a Terceira Revolução Industrial.
A chamada Primeira Revolução Industrial iniciou-se nas últimas décadas do século XVIII e estendeu-se até meados do século XIX. Originada na Inglaterra, essa revolução ocorreu logo depois em outros países europeus.
O capital, o trabalho e a geração de novas tecnologias
A primeira Revolução Industrial criou condições para a consolidação do capitalismo na Europa e nos Estados Unidos. Isso porque as novas tecnologias criadas eram apropriadas pelos capitalistas, os donos dos meios de produção, e investidas na atividade industrial.
No capitalismo, embora seja o trabalhador quem produza a mercadoria, não são dele os meios de produção, ou seja, máquinas, os instrumentos e as técnicas de trabalho. Os meios de produção pertencem ao capitalista, para quem o trabalhador vende sua força de trabalho, isto é, sua força física e mental, em troca de salário.