Português, perguntado por JoaoVito345619939949, 1 ano atrás

preciso de um resumo a sabedoria na filosofia grega Aristóteles

Soluções para a tarefa

Respondido por umainvisivel
2
Segundo Aristóteles a filosofia deve decifrar o enigma do universo. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o da vida. O que ele quer dizer com isso é a essência imutável, por exemplo, você tem a ideia de um cavalo, ele tem quatro patas e mesmo que ele fique sem uma você sabe que ele é um cavalo e que deveria ter quatro patas. A filosofia de Aristóteles é conceptual - como a de Platão, mas parte da experiência - é dedutiva. 
Sua filosofia divide-se em três : teorética, prática e poética. A teorética divide-se em física, matemática e filosofia primária (metafísica e teologia) 
A prática se divide em ética e política.
E a poética se divide em estética e técnica.
Segundo ele - e segundo Platão também, mas deixemos isso de lado - a filosofia tem como objetivo o universal e o necessário, pois não pode haver ciência em torno do individual assim como não pode haver ciência em torno do contigente. 

Mundo sensível e inteligível :

Aristóteles também tentou explicar a origem das ideias, ele defendia o empirismo, o mundo era dividido em dois que eram um só. O mundo sensível e o mundo inteligível. 
Segundo ele existem seis graus de conhecimento : sensação, percepção, memória, rariocínio e intuição. O conhecimento se torna enriquecido conforme a pessoa aprende os graus citados, todos se ligam como se formasse uma escada - para chegar ao andar superior é necessário subir todos os degraus. 


Espero ter ajudado :)
Perguntas interessantes